MAIS LIDAS
VER TODOS

Coronavírus

Parceria com empresas de transporte agiliza exames no Paraná

A parceria logística entre o Governo do Estado e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do  Paraná (Rodopar) e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) j

Da Redação

·
Parceria com empresas de transporte agiliza exames no Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2020, 09:06:05 Editado em 24.06.2020, 09:05:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A parceria logística entre o Governo do Estado e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Paraná (Rodopar) e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) já permitiu o transporte de 17 mil amostras de exames do tipo RT-PCR para verificação da presença do coronavírus.

continua após publicidade

Além disso, o acordo possibilitou, também, o envio para cidades do Interior de aproximadamente 120 mil insumos que permitem a realização dos testes.

Os números foram apresentados nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde durante reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior, por videoconferência, com dirigentes das entidades.

continua após publicidade

“Agradecemos pelo apoio neste momento de pandemia. Essa logística permite ao Paraná ser, proporcionalmente, o Estado que mais testa no País”, afirmou o Ratinho Junior.

O secretário da Saúde Beto Preto explicou que as empresas de ônibus recolhem as amostras nas Regionais de Saúde e transportam até Curitiba para serem analisadas no Laboratório Central do Estado (Lacen) ou no Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

O resultado para a presença ou não do vírus sai em até 48 horas. Na volta, explicou, transportam para o Interior os produtos que garantem a realização dos testes.

continua após publicidade

Ainda segundo o secretário, apenas Paranaguá, Curitiba e região, Ponta Grossa e Irati possuem um mecanismo próprio de transporte. O restante dos postos depende dos ônibus, vans, caminhões e outros veículos disponibilizados pelas entidades.

Os itinerários são os mesmos que as 47 empresas fazem no transporte de pessoas, cobrindo os 399 municípios do Paraná. Antes desta parceria, toda a logística era realizada via transporte aéreo, com os aviões cedidos pelo Governo do Estado.

Também durante o encontro, o governador Ratinho Junior confirmou que irá instituir um grupo de trabalho que possa criar mecanismos para atualizar e modernizar a legislação estadual sobre o transporte terrestre intermunicipal.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Parceria com empresas de transporte agiliza exames no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!