MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação

Paranaenses conquistam terceiro lugar na Olimpíada de Robótica

A equipe CDRS Robocep, formada por quatro alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP), ficou em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria “Apresentação — Modelagem Virtual”. O resultado foi divulgado n

Da Redação

·
Paranaenses conquistam terceiro lugar na Olimpíada de Robótica
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.11.2020, 14:51:56 Editado em 16.11.2020, 14:52:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A equipe CDRS Robocep, formada por quatro alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP), ficou em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria “Apresentação — Modelagem Virtual”. O resultado foi divulgado no sábado (14), após o encerramento das competições da fase nacional, que foram transmitidas pelo canal de YouTube da Olimpíada.

continua após publicidade

Os estudantes criaram um robô digital, totalmente autômato (toda a programação teve de ser feita previamente, não sendo possível controlá-lo na hora), para participar de uma simulação. Nela, o robô precisa concluir o desafio de percorrer um caminho, desviar de obstáculos e resgatar vítimas que estão presas.

Para a modalidade “Apresentação”, os alunos tiveram que gravar um vídeo explicativo, contando como foi todo o processo de criação, até a finalização do trabalho.

continua após publicidade

A competição ocorreu de maneira virtual pela primeira vez, devido à pandemia, por meio da plataforma de simulação Sbotics. A preparação dos estudantes contou com reuniões diárias realizadas pelo Google Meet e guiadas pelo professor Tony Groch, coordenador do laboratório de robótica do CEP.

“Não é só ensinar a programar; é ensinar tecnologia, matemática, engenharia e desenvolvimento interpessoal. São vertentes importantes para que o aluno desenvolva habilidades para toda a vida”, afirma o professor, que ensinou aos alunos uma nova linguagem de programação, a R-Educ. “Por causa das competições de que a gente participa, o trabalho em equipe é muito valorizado. Acaba aquela imagem estereotipada do nerd que não sabe se comunicar. Os alunos têm que aprender uns com os outros, trocar conhecimento entre si”, acrescenta.Além da equipe CDRS Robocep (que competiu nas categorias “Apresentação” e “Simulação”), o CEP também classificou a equipe InfnitysUniverse Robotics — formada por alunos do Ensino Médio — para a etapa nacional na categoria “Simulação”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paranaenses conquistam terceiro lugar na Olimpíada de Robótica"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!