MAIS LIDAS
VER TODOS

Desenvolvimento Urbano

Paranacidade vai usar novo aplicativo para atender municípios

O Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas - SEDU) dá mais um passo nesta segunda-feira (19) em direção à formatação do “Novo Paranacidade”.A data marca o início da operação do GurIA, um a

Da Redação

·
Paranacidade vai usar novo aplicativo para atender municípios
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.10.2020, 16:55:54 Editado em 16.10.2020, 16:55:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas - SEDU) dá mais um passo nesta segunda-feira (19) em direção à formatação do “Novo Paranacidade”.

continua após publicidade

A data marca o início da operação do GurIA, um aplicativo específico, dotado de inteligência artificial, para a análise prévia da documentação enviada pelas prefeituras para liberação de recursos a projetos de obras e aquisições de serviços, máquinas e equipamentos voltados à promoção do desenvolvimento urbano nos 399 municípios do Paraná.

O novo recurso será usado na etapa chamada de classificação de documentos, que identifica se os documentos enviados e os seus conteúdos estão em conformidade com as normas legais de cada procedimento.

continua após publicidade

Até agora, essa tarefa era executada pelos técnicos, no envio de cada documento. “A diferença é que o GurIA executará essa parte, sem o preenchimento de formulários e dará o retorno às prefeituras, apontando o que falta ou está em desconformidade. Assim, os técnicos municipais vão fazer as adequações e enviar de volta as correções necessárias”, explica o analista de tecnologia da informação do Paranacidade, André Minoro Fusioka, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

Atualmente, toda a documentação necessária aos projetos é encaminhada pelas prefeituras ao Paranacidade, pela Internet, via Portal dos Municípios portaldosmunicipios.pr.gov.br/, ao qual o GurIA está integrado.

De acordo com a diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, o advento do GurIA trará benefícios tanto às prefeituras, quanto ao Paranacidade.

continua após publicidade

“A inteligência artificial fará o trabalho de conferência inicial e só enviará o aviso, por e-mail, ao técnico do Paranacidade quando o número de documentos exigidos e o nível de acerto dos itens enviados estiverem bastante elevados. As prefeituras terão retornos mais rápidos, por documento encaminhado, e o Paranacidade fará a análise dos processos quanto já apresentarem consistência”.

COMO FUNCIONA – A inteligência artificial fará a comparação dos conteúdos dos documentos que chegarem ao Portal dos Municípios, a partir de modelos elaborados com base em procedimentos e conteúdos corretos. “O GurIA recebe o documento, extrai o texto e identifica se condiz com o que o município informou. O aplicativo verifica se um documento é mesmo um Parecer Jurídico ou uma Ata de Licitação, por exemplo”, explica Fusioka.

CÓDIGO ABERTO – Outra vantagem é que o GurIA está em Código Aberto e disponível à comunidade. Isso significa que outras instituições públicas ou privadas podem pegar os Códigos de Programação (na primeira página do site do GurIA há um link de acesso), fazer adaptações para atender as suas necessidades e passar a contar com o mesmo tipo de recurso. “Outras secretarias e prefeituras podem usar o sistema nos seus procedimentos internos, com fornecedores e outros órgãos públicos. E até mesmo no atendimento à comunidade, quando é necessária a apresentação de documentos. Pode servir para empresas e instituições privadas”, garante o analista.

O criador do GurIA é formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Desenvolvimento de Sistemas WEB, pela Unopar, e é mestrando em Computação Aplicada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paranacidade vai usar novo aplicativo para atender municípios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!