Paraná vai avançar no agronegócio com laboratório de inovação - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Agricultura

Paraná vai avançar no agronegócio com laboratório de inovação

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (02) o projeto de criação do Laboratório de Inovação i-Lab Agro. Ligado ao Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri), ele tem como objetivo tornar o Estado mais competitivo também na área de tecnologia para o agronegócio, da mesma forma que já é na produção de alimentos.

Esta é a primeira experiência de um laboratório de inovação voltado ao tema agro dentro do setor público brasileiro. “A determinação do Governo é de ser moderno e inovador. A Secretaria da Agricultura está inovando e traz isso para dentro do Governo”, disse o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge. “

Segundo ele, é perceptível a mudança de paradigma. “As ações de governo, além de serem realizadas para o cidadão, passam a ser realizadas com o cidadão”, afirmou. “Queremos uma gestão colaborativa, conhecer o território, deliberar com os experts e, depois, tomar decisão e ir para o campo de ação.”

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, fez uma exposição dos avanços ocorridos no mundo em relação à agropecuária e que resultam particularmente na moderna digitalização e na nova mecanização. Elas incluem, entre outros, o uso da agricultura de precisão, drones, satélites, robôs, máquinas elétricas, inteligência artificial e internet das coisas. “Fazer cada vez melhor com menos recursos e mais sustentabilidade”, resumiu.

De outra parte, segundo ele, o serviço público não acompanhou esse processo com o mesmo dinamismo. “A grosso modo, o serviço público continua analógico”, disse o secretário. Por isso, Ortigara destacou o desafio colocado ao novo laboratório de inovação de ouvir experiências mundo afora para possibilitar que o Estado preste um serviço ainda melhor.

PROCESSO - A ideia do Laboratório de Inovação i-Lab Agro nasceu na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), mas logo foi expandida para os outros órgãos do Sistema Seagri – Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa).

Com a experiência adquirida em outros projetos de inovação desenvolvidos pelo Governo, o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, ligado à Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, uniu-se à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e ambos assumiram fazer a prototipação do laboratório.

EVENTOS - O evento desta quarta-feira foi o primeiro de uma série de palestras visando a divulgação do sistema de laboratórios de inovação. Foram apresentadas a experiência de transferência de tecnologia da Embrapa Soja, a trajetória da Frísia Cooperativa Agroindustrial diante do processo de inovação, além de uma análise sobre como as pessoas tomam decisões, feita por cientistas comportamentais do Banco Mundial.

A previsão é que nas próximas seis quartas-feiras, até meados de outubro, outros modelos sejam discutidos com a intenção de ter referências nacionais e internacionais sobre inovação em governo, economia comportamental e transformação digital. Os eventos contam com o apoio da Escola de Liderança, vinculada à Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, e da Superintendência Geral de Inovação do Paraná.

Posteriormente, serão promovidos eventos para capacitação de facilitadores e mentores em metodologias de inovação. Eles terão a tarefa de conduzir oficinas de ideação e prototipação do laboratório e darão início ao processo de priorização de iniciativas de inovação a serem desenvolvidas na primeira fase.

As informações sobre o laboratório e todas as etapas de desenvolvimento podem ser consultadas no site http://agrogov.live.

Deixe seu comentário sobre: "Paraná vai avançar no agronegócio com laboratório de inovação"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.