Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PREVISÃO

Paraná terá inverno mais rigoroso que a média e nova onda de frio já tem data para chegar

Em algumas regiões do estado, as temperaturas podem ficar até 2°C abaixo dos padrões climatológicos de junho

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná terá inverno mais rigoroso que a média e nova onda de frio já tem data para chegar
Autor Apesar de o início do mês apresentar tempo seco, o cenário mudará com o avanço de novas frentes frias - Foto: Arquivo TNOnline

O mês que marca o início oficial do inverno trará um clima mais rigoroso do que o habitual para o Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), junho de 2026 será caracterizado por temperaturas abaixo da média histórica e pela atuação persistente de massas de ar frio. Uma nova onda de frio já tem data para atingir o Estado a partir da segunda semana do mês, antecipando as características típicas da estação, que começa no dia 21, às 5h24.

LEIA MAIS: Como identificar os primeiros sinais da bronquiolite em crianças até dois anos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O resfriamento mais severo está previsto para ocorrer após o dia 10 de junho, quando os termômetros devem despencar em diversas regiões. Municípios como General Carneiro, Rio Negro, Palmas e Guarapuava têm potencial para registrar temperaturas mínimas entre 0°C e 3°C. A queda será mais expressiva na metade Oeste do Paraná, com índices até 2°C inferiores aos padrões climatológicos do mês. Já na metade Leste, a diferença deve ficar em torno de 1°C abaixo da média histórica,.

Apesar de o início do mês apresentar tempo seco, o cenário mudará com o avanço de novas frentes frias. A previsão indica o retorno das chuvas a partir da segunda semana, mantendo os volumes dentro da média na maior parte do Estado e ligeiramente acima do normal nas regiões Norte e Leste. Historicamente, junho é um mês de poucas precipitações no Paraná, com acumulados que variam de 50 mm a 75 mm em cidades como Jacarezinho, até marcas de 175 mm no Sudoeste paranaense.

A variação térmica também costuma ser ampla entre as diferentes regiões do Estado durante este período. Enquanto o Noroeste e o extremo Norte registram manhãs mais amenas, com mínimas entre 12°C e 16°C e máximas que não ultrapassam os 26°C, o Centro-Sul, o Sul e a Região Metropolitana de Curitiba enfrentam um frio mais intenso. Nessas áreas mais geladas, as mínimas históricas costumam variar entre 8°C e 10°C, mas o cenário traçado para 2026 aponta que o frio será ainda mais incisivo e duradouro ao longo de todo o mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são do GMC Online

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV