Paraná

Paraná registra mais 57 casos e cinco óbitos pela H3N2

A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro já registrou 1.981 casos e 88 mortes em 229 municípios

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Paraná registra mais 57 casos e cinco óbitos pela H3N2
fonte: Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 57 casos e cinco óbitos em decorrência da H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas nesta quarta-feira (9) por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

continua após publicidade

A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro já registrou 1.981 casos e 88 mortes em 229 municípios. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. O Estado não registrava tantos casos neste período desde o início do monitoramento dos casos da Influenza A (H3) pela Sesa em 2016.

Os novos óbitos foram registrados em Dois Vizinhos (2) e Maringá (3). São duas mulheres e três homens, com idades entre 37 e 93 anos. As mortes     ocorreram entre os dias 16 de janeiro e 5 de fevereiro. 

continua após publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância das medidas de prevenção. “Os dados de hoje mostram que os óbitos ainda estão ocorrendo, mas houve uma queda significativa, passando de 12 para cinco em relação ao anterior. Precisamos da continuidade do uso de máscaras, a lavagem das mãos e distanciamento social, para evitar a infecção dos vírus respiratórios, incluindo a influenza”, disse.

DIAGNÓSTICO – Atualmente os diagnósticos de Influenza são realizados nos serviços de saúde após procura por atendimento e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. Já com relação a nominação da cepa do vírus, a confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

*Um óbito de Jundiaí/SP divulgado no dia 01/02/2022 foi alterado para o município de Curitiba.

Tags relacionadas: #H3N2 #paraná