MAIS LIDAS
VER TODOS

ALERTA

Paraná registra a maior fila de pacientes com Covid à espera de leitos

Pelo menos 4.138 pessoas diagnosticadas ou com suspeita de covid-19 aguardavam na terça-feira (9)  por um leito de atendimento em hospitais do País - 2.043 delas estavam na fila da UTI. O dado, que reforça a noção de descontrole da pandemia, foi obtido pe

Da Redação

·
Paraná registra a maior fila de pacientes com Covid à espera de leitos
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2021, 18:21:24 Editado em 10.03.2021, 18:21:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pelo menos 4.138 pessoas diagnosticadas ou com suspeita de covid-19 aguardavam na terça-feira (9) por um leito de atendimento em hospitais do País - 2.043 delas estavam na fila da UTI. O dado, que reforça a noção de descontrole da pandemia, foi obtido pelo Estadão com base em um levantamento com as secretarias estaduais de Saúde.

continua após publicidade

Treze Estados informaram ter paciente em algum grau de espera, 6 disseram que não têm fila e 8 não responderam ou disseram não ter os dados consolidados de lista de espera. Dezesseis Estados apresentavam ontem taxa de ocupação de UTIs igual ou superior a 80%.

A situação mais crítica é a do Paraná, Estado que registra a maior fila, com 1.071 doentes aguardando transferência anteontem - 519 deles por um leito de terapia intensiva. Na sequência estava São Paulo, com mil pacientes na espera (não foram especificados quantos são por UTI ou por leitos clínicos).

continua após publicidade

Os outros Estados da região Sul, que vêm registrando cenas de colapso desde a semana passada, continuam em situação crítica. São 388 nomes na lista de espera por UTI em Santa Catarina - que tem a maior taxa de ocupação do País (99,16%) - e 248 no Rio Grande do Sul. Também em situação delicada está a Bahia, onde 326 pacientes aguardavam ontem por uma vaga de UTI.

Respiradores

Infectologista de dois dos maiores hospitais de Porto Alegre (um público e outro privado), Alexandre Zavascki conta que os profissionais estão tendo de utilizar respiradores não ideais para pacientes com covid diante da falta de equipamentos do tipo. "São respiradores que seriam adequados para um paciente que está apenas anestesiado durante uma cirurgia. Não são ventiladores com capacidade plena em todos os parâmetros", diz o especialista.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná registra a maior fila de pacientes com Covid à espera de leitos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!