MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Paraná reforça importância da vacinação para proteger a vida

A Secretaria da Saúde do Paraná reuniu por videoconferência os responsáveis pelo Programa de Imunização das 22 Regionais de Saúde do Estado para reiterar a importância da vacinação como forma prevenção de várias doenças e proteção da vida. O encontro virt

Da Redação

·
Paraná reforça importância da vacinação para proteger a vida
Icone Camera Foto por Reprodução/AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2020, 09:52:00 Editado em 15.09.2020, 09:51:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria da Saúde do Paraná reuniu por videoconferência os responsáveis pelo Programa de Imunização das 22 Regionais de Saúde do Estado para reiterar a importância da vacinação como forma prevenção de várias doenças e proteção da vida. O encontro virtual foi nesta segunda-feira (14).

continua após publicidade

“Teremos simultaneamente duas campanhas nacionais nos próximos dias, a da Multivacinação e da Poliomielite e estamos extremamente preocupados com os atuais índices de cobertura vacinal apresentados nacionalmente e também pelo Paraná, que em média chegam a 70% nas oito vacinas para menores de 2 anos avaliadas pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. “Este é o momento de prepararmos ações que atinjam as crianças que ainda não estão imunizadas”, afirmou.

A orientação do secretário é para que as regionais e municípios organizem parcerias junto a empresas e entidades locais e levem a vacinação para além dos postos, em ambientes amplos e de fácil acesso para a população, sempre cumprindo as recomendações de proteção da Covid-19.

continua após publicidade

ALERTA - A Secretaria da Saúde alerta ainda aos pais e familiares para que fiquem atentos e mantenham em mãos a caderneta de vacinação dos filhos e busquem a indicação junto às secretarias municipais sobre os endereços onde serão realizadas as campanhas.

“A vacina da Covid-19 é hoje um dos principais assuntos no Brasil, mas não podemos nos esquecer que existem vacinas que fazem parte do calendário nacional e que protegem contra doenças que também podem provocar mortes e deixar sequelas, como sarampo, poliomielite, meningites, rubéola, pneumonia e hepatites”, ressaltou Beto Preto.

COBERTURA – A chefe da Divisão do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia, disse que vários fatores interferem na cobertura vacinal e na tendência à baixa cobertura em todo o país nos últimos anos. “Alguns fatores em destaque seriam as fake news, disseminando informações incorretas sobre a segurança das vacinas, as mudanças no mercado de trabalho que levam as mães para atividades profissionais com cargas horárias mais elevadas dificultando o acesso à vacinação e ainda a falsa ideia da população de que algumas doenças estão totalmente erradicadas”, avaliou.

continua após publicidade

Segundo Vera Rita, são situações que precisam ser revertidas, principalmente, com as informações corretas e verdadeiras. “Por isso, o empenho da Secretaria da Saúde em reafirmar a importância e eficácia das vacinas. Mesmo durante a pandemia a recomendação é para que a população não deixe de buscar pelas doses. As vacinas são seguras e representam a única forma de prevenção contra várias doenças”.

CAMPANHAS - A campanha de Multivacinação e a campanha de vacinação contra a Poliomielite acontecem de 5 a 30 de outubro. A estratégia consiste em oferecer várias vacinas em um único momento e assim possibilitar atualização da caderneta das crianças.

Na Multivacinação são ofertadas 14 vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha de imunização contra a Poliomielite (VOP) é dirigida para crianças a partir de 12 meses e menores de 5 anos de idade.

A Secretaria da Saúde informa, ainda, que segue até o fim do mês de outubro a campanha de vacinação contra o sarampo, direcionada para adultos na faixa de 20 a 49 anos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná reforça importância da vacinação para proteger a vida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!