Paraná

Paraná recebe 167,3 mil novas doses de vacinas, expectativa é agilizar imunização

Nos municípios da 16ª e 22ª RS foram aplicadas até agora 13.022 vacinas

Da Redação ·

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai anunciar nesta quinta-feira (25) como será feita a distribuição das 167,3 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde.

continua após publicidade

O Paraná recebeu na quarta (24) pela manhã 102.500 doses da vacina Oxford/ AstraZeneca e à noite mais 64.800 doses da CovonaVac. Com a chegada do reforço, a expectativa é agilizar a imunização.

Na região, até agora, com pouco mais de um mês do início da imunização, foram aplicadas 13.022 doses nos municípios da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã. O número de doses equivale a 2,5% da população das duas regionais. 

continua após publicidade

O governador Ratinho Junior pediu aos secretários municipais da Saúde mais organização e agilidade com as doses disponibilizadas. Ele participou da abertura do encontro virtual da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), que contou com a participação dos 399 secretários municipais de Saúde e dos 22 chefes das Regionais de Saúde do Paraná. O pedido leva em consideração a chegada paulatina de novas doses dos imunizantes.

O Governo do Paraná tem disponibilizado as doses aos municípios assim que elas são filtradas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), com uma logística de distribuição que permite alcançar as 22 Regionais em poucas horas. A partir disso a organização da vacinação e dos grupos prioritários é feita pelos municípios.. 

"Temos que dar mais velocidade na campanha de vacinação. É a única solução que temos nesse momento, mesmo não tendo o volume suficiente para resolver tudo de uma só vez. Alguns estados têm conseguido fazer uma vacinação de forma bem veloz. Mas nossa preocupação não é com o ranking, é que mais gente vacinada em menos tempo permite diminuir os nossos problemas”, afirmou Ratinho Junior.

continua após publicidade

Segundo o secretário de Saúde Beto Preto, essas novas doses continuarão a ser aplicadas nos públicos prioritários, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do PNI, ou seja, continuarão a ser imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente e idosos com mais de 80 anos.

"Estamos satisfeitos por receber nova remessa, porém consideramos que precisamos receber mais doses; temos conversado e solicitado incessantemente ao Ministério da Saúde para a ampliação do número de doses enviadas para o Paraná para darmos vazão a uma imunidade entre os vários grupos estabelecidos para a vacinação”, disse.

No Paraná, foram aplicadas 380.019 doses, sendo 286.837 da primeira dose e 93.182 da segunda dose contra a Covid-19 até a manhã desta terça-feira, 23 de fevereiro. Portanto, 286.837 paranaenses já foram vacinados

Tags relacionadas: #COVID-19 #paraná #vacina