MAIS LIDAS
VER TODOS

Casa Civil

Paraná reafirma compromisso com Agenda 2030 da ONU

Paraná reafirma compromisso com Agenda 2030 da ONU

Da Redação

·
Paraná reafirma compromisso com Agenda 2030 da ONU
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.07.2020, 17:54:17 Editado em 15.07.2020, 17:53:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Paraná publica este mês um documento com a adequação e resultados das metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso do Estado com a Agenda 2030 da ONU.

continua após publicidade

A informação foi dada pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, em evento virtual promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nesta quarta-feira (15), com o tema “O papel das cidades e regiões para não deixar ninguém para trás - integrando avaliações locais e nacionais”.

Silva apresentou as ações e estratégias do governo paranaense para o alcance dos objetivos e destacou que o Paraná é pioneiro na implementação regional da Agenda 2030 e o único Estado brasileiro a trabalhar em conjunto com a OCDE para concretizar a missão de dirimir desigualdades e integrar crescimento econômico com respeito ao meio ambiente.

continua após publicidade

A convite do Estado, 358 municípios paranaenses já assinaram um termo de compromisso para alcançar os ODS. “Além disso, internalizamos indicadores globais e já temos 104 indicadores municipais. Isso foi possível devido a parcerias com institutos nacionais que trabalham na área”, disse o chefe da Casa Civil.

Uma ferramenta importante utilizada pelo Paraná para avançar na área é o sistema de business intelligence, desenvolvido por uma força-tarefa de vários órgãos do Governo, com o objetivo de orientar os gestores estaduais e municipais na elaboração de diagnósticos socioeconômicos e políticas públicas que atendam a Agenda 2030.

“Nosso Estado também oferece recursos financeiros públicos e fundos para o desenvolvimento regional, urbano e institucional dos municípios, e os orientamos a incluir a Agenda 2030 em seus planos diretores”, acrescentou Silva. A estratégia do governo paranaense inclui, ainda, o desenvolvimento de uma rede de sustentabilidade envolvendo governo, setor privado, academia e sociedade civil.

continua após publicidade

A expectativa para este ano era avançar, mas a pandemia impediu muitas ações de serem implantadas. Para Guto Silva, se esse cenário reduziu ações, mostrou a relevância dos trabalhos já realizados e daqueles planejados para o futuro. “Estamos passando por uma crise global, mas precisamos de respostas locais. E o principal desafio agora é criar respostas em um ambiente de incerteza”, afirmou.

Segundo ele, a pandemia reforçou a necessidade de uma agenda de desenvolvimento sustentável, universal e integrada, com ações urgentes e o compromisso de não deixar ninguém para trás.

BOX

continua após publicidade

Países têm até 2030 para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em 2015, na Assembleia Geral das Nações Unidades, chefes de Estado e de Governo se comprometeram com uma agenda de desenvolvimento sustentável a ser alcançada até 2030. Esse compromisso resultou em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que englobam 169 metas.

continua após publicidade

A Agenda 2030 foi assinada por 193 países. Os objetivos buscam efetivar as conquistas dos direitos humanos, alcançar a igualdade de gênero e foram moldados para serem integrados e indivisíveis, a partir de três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

continua após publicidade

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

continua após publicidade

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

continua após publicidade

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

continua após publicidade

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná reafirma compromisso com Agenda 2030 da ONU"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!