MAIS LIDAS
VER TODOS

Cooperação

Paraná quer ampliar parceria com a Índia na área de tecnologia

Governador Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, o embaixador indiano no Brasil, Suresh Reddy

Da Redação

·
O governador Ratinho Jr recebe a visita de Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil
Icone Camera Foto por AEN
O governador Ratinho Jr recebe a visita de Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2024, 18:03:32 Editado em 15.01.2024, 18:03:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a presença de importantes empresas indianas do setor de tecnologia e a cooperação em projetos nas universidades estaduais, o Paraná quer ampliar a parceria com a Índia na área de tecnologia. O governador Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, o embaixador indiano no Brasil, Suresh Reddy, para reforçar os projetos conjuntos nessa área.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Quase 1,2 mil professores e pedagogos começam a tomar posse no PR

Ratinho Junior deve liderar, ainda neste semestre, uma missão ao país asiático com foco nos setores de tecnologia e inovação. Quinta maior economia mundial, a Índia ultrapassou a China e se tornou, no ano passado, o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. O país é também uma referência em tecnologia, exportando conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo.

continua após publicidade

O governador destacou que o Paraná investe para se tornar o grande polo de inovação do Brasil e um berçário de novos profissionais na área. O Estado conta, atualmente, com cerca de 500 mil alunos fazendo aula de programação e outros 200 mil estudando robótica nas escolas da rede estadual. Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) lançou, recentemente, um curso de graduação na área de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, o primeiro ofertado por uma universidade pública no Paraná.

A rede de ciência e tecnologia paranaense também é reforçada com as sete universidades estaduais, com 18 parques tecnológicos espalhados por todas as regiões do Estado e com instituições de desenvolvimento e fomento à pesquisa, como a Fundação Araucária e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

“Queremos nos tornar, no Brasil, o que a Índia representa para o mundo em termos de tecnologia e inovação. E, para isso, queremos fortalecer os laços com o país para avançar cada vez mais nessa área”, afirmou Ratinho Junior. “Estamos investindo desde a base para ser um celeiro de novos talentos no setor de tecnologia, que mesmo pagando muito bem tem carência de mão de obra. É apostando na inovação que vamos desenvolver cada vez mais o nosso Estado, que já é considerado o mais inovador do Brasil”.

continua após publicidade

O embaixador Suresh Reddy explicou que o país tem parcerias com países como a França, a Noruega e a Dinamarca para fomentar o setor tecnológico, e destacou que o Paraná é um forte candidato para cooperação nessa área no Brasil. “Quando olho para o Paraná, não vejo apenas um estado agrícola ou industrial, mas um estado do futuro, que está se tornando uma referência para o Brasil de como uma localidade deve se preparar para o futuro”, destacou.

SUPERCOMPUTADOR – No Paraná, uma parceria entre a Fundação Araucária e o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada da Índia (C-DAC, da sigla em inglês) viabilizou a instalação de um computador de alta performance, também chamado de supercomputador, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A ideia é que a tecnologia também seja levada para as outras universidades estaduais, para fazer o processamento de dados de áreas como a genômica, física, inteligência artificial, entre outras.

O Paraná também é sede de importantes empresas de tecnologia indianas, como a Tata Consultancy Services (TCS), maior provedora de serviços e produtos de tecnologia de informação do mundo e maior companhia da Índia. Instalada há seis anos em Londrina, no Norte do Paraná, a multinacional emprega cerca de 1,8 mil profissionais e está se consolidando como um dos maiores polos de tecnologia e inovação do País.

continua após publicidade

Outra empresa indiana com presença no Estado, desta vez em Curitiba, é a HCL Tech, também voltada para o desenvolvimento de sistemas de TI. Já a paranaense Packen está chegando ao mercado indiano, com a instalação de uma planta de reciclagem e produção de embalagens, que deve ser inaugurada nos próximos meses no país asiático.

AGENDA – Além da reunião com o governador Ratinho Junior, o embaixador da Índia também fez uma visita ao Tecpar na tarde desta segunda-feira. Na terça-feira (16), a comitiva indiana fará uma visita técnica à sede da TCS, em Londrina.

O Tecpar também pode se beneficiar de parcerias com a Índia, que é maior produtora mundial de vacinas, responsável por 65% dos imunizantes produzidos no mundo. O instituto paranaense é referência na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano, sendo responsável pelo fornecimento da vacina antirrábica ao Ministério da Saúde.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; o adido comercial da Índia no Brasil, Suraj Jadhav; o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; os diretores-presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do Tecpar, Celso Kloss; e da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; a chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná, embaixadora Lígia Scherer; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; além de assessores e representantes das empresas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná quer ampliar parceria com a Índia na área de tecnologia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!