MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Paraná não descarta adotar passaporte da vacina

Beto Preto, afirmou que a exigência de carteira de vacinação da Covid-19 para entrar em determinados locais e participar de eventos está sendo discutido pela equipe da saúde

Da Redação

·
Paraná não descarta adotar passaporte da vacina
Icone Camera Foto por Franklin de Freitas
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.10.2021, 17:51:37 Editado em 15.10.2021, 17:51:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Paraná estuda adotar o polêmico 'passaporte da vacina'. Em entrevista à rádio CBN Maringá na manhã desta sexta (15), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que a exigência de carteira de vacinação da Covid-19 para entrar em determinados locais e participar de eventos está sendo discutido pela equipe da saúde. "Não há ainda uma decisão. Nós estávamos esperando que o passaporte fosse uma decisão do Ministério da Saúde, incluído no Plano de Nacional de Imunização (PNI). Mas se for necessário, nós vamos tomar a decisão, provavelmente nos próximos dias", afirmou ele. O secretário também demonstrou preocupação com a temporada no Litoral do Paraná: "Aqueles que não se vacinaram devem evitar até descer ao Litoral, porque além de serem presa fácil para o vírus são vetores. Nós precisamos reduzir a circulação do vírus".

continua após publicidade

Divulgado nesta sexta-feira (15), o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz defende que o sucesso no controle da pandemia no atual estágio em que o Brasil se encontra requer - além de elevada cobertura vacinal -, a associação de outras medidas como passaporte de vacinas e uso de máscara. Para ilustrar, traz exemplos das estratégias adotadas pela Singapura e Inglaterra, que viram os casos de Covid-19 voltarem a crescer em seus países.

Na visão dos pesquisadores do Observatório Covid-19 Fiocruz, responsáveis pelo Boletim, com menos de 50% da população com esquema vacinal completo, é fundamental que o Brasil adote o passaporte vacinal como uma política pública de estímulo à vacinação e proteção coletiva, além de reforçar para a população a importância da manutenção de outras medidas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento físico e social. Eles ressaltam que a combinação deste conjunto de medidas é fundamental para garantir um processo cauteloso de retomada das atividades, a exemplo do que vem sendo realizado em Singapura, país considerado exemplar no enfrentamento da pandemia. “No Brasil, além do aumento da vacinação e da continuidade de medidas protetivas, a retomada de muitas atividades presenciais que foram suspensas durante a pandemia coloca a necessidade de readequar ambientes de convívio com filtros ou melhores condições de ventilação e prever estratégias de vigilância epidemiológica, com ampla testagem. A pandemia ainda está em curso. Estamos avançando, mas não podemos negligenciar cuidados que ainda se fazem fundamentais

continua após publicidade

Com informações, Bem Paraná

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná não descarta adotar passaporte da vacina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!