Paraná

Paraná lança a primeira Agência do Trabalhador da Cultura

A agência é a primeira do país a ser voltada exclusivamente ao setor cultural

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Paraná lança a primeira Agência do Trabalhador da Cultura
fonte: AEN/PR

Em nota divulgada pela AEN/PR, o Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (22) um Posto Avançado da Agência do Trabalhador da Cultura dentro da Superintendência-Geral da Cultura, no Centro de Curitiba, a primeira voltada exclusivamente ao setor cultural no País.

continua após publicidade

Participaram da cerimônia de lançamento o secretário da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, e a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

A Agência do Trabalhador da Cultura é mais uma ação desenvolvida a pedido do governador Carlos Massa Ratinho Junior para facilitar a oferta de vagas de emprego para os paranaenses. Um termo de cooperação técnica foi firmado entre a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) para que a Agência funcione anexa à Sala do Artista Popular, dentro da sede da Superintendência-Geral da Cultura.

continua após publicidade

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, disse que setor cultural foi um dos que mais sofreu com o isolamento social imposto pela pandemia. Milhares de apresentações artísticas e eventos foram cancelados em 2020 e 2021 devido à Covid-19.

"O setor de eventos foi o primeiro a parar e o último que está voltando. O desemprego foi imenso", afirmou, lembrando que as oportunidades crescerão a partir de agora. "As pessoas estão com sede de arte, de cultura, de festas, de lazer e de se reencontrar. A arte é o alimento da alma. Que essa Agência possa levar muitas pessoas a terem a oportunidade de salvar a alma através da arte".

A Agência do Trabalhador da Cultura é vinculada à Agência do Trabalhador de Curitiba e serve como um posto para o atendimento e cadastramento de trabalhadores e trabalhadoras autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) das variadas atividades culturais.

continua após publicidade

Dessa forma, a Agência irá promover o encontro entre quem está disponível para trabalhar com quem precisa montar equipes e elencos para contratos e projetos específicos. Além disso, a intenção é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de Cultura no Estado.

"Nossas equipes já estão trabalhando na busca ativa de vagas junto às mais de 4.800 empresas que fazem parte do sistema SIC.Cultura. Porém, sabemos que esse universo é muito maior e não pouparemos esforços para mapear esse potencial de postos de trabalho nas áreas culturais", explicou a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Ela frisou a importância da cooperação para o atual governo. "O governador Ratinho Junior nos ensinou a trabalhar com transversalidade e integração: uma secretaria sempre ajuda a outra e assim otimizamos e melhoramos o nosso trabalho como um todo", completou.

continua após publicidade

A partir das atividades, projetos e programas desenvolvidos na Agência do Trabalhador da Cultura serão produzidos materiais gráficos, documentos, audiovisuais, publicações e outras formas de registro e divulgação que promovam e valorizem iniciativas e trabalhos desenvolvidos no posto avançado.

O secretário da Comunicação e da Cultura exaltou a iniciativa. "Nada melhor do que um especialista em geração de emprego e uma especialista em gestão de cultura para termos um projeto pioneiro. O governador tem verdadeira obsessão pelas políticas de geração de emprego, que amenizam uma série de outras dificuldades", disse Debiasi.

Com a cooperação da Sejuf, o atendimento exclusivo aos trabalhadores da Cultura será estendido às unidades de atendimento ao trabalhador em todo o Estado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News