MAIS LIDAS
VER TODOS

Desenvolvimento

Paraná é um dos estados perto da universalização no saneamento

O Paraná é um dos três estados do Brasil que tem mantido um nível médio de investimento em saneamento básico compatível com as metas de universalização previstas no novo marco legal do setor. Outras 24 unidades da federação precisariam ampliar seus gastos

Da Redação

·
Paraná é um dos estados perto da universalização no saneamento
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.11.2020, 15:43:54 Editado em 25.11.2020, 15:44:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Paraná é um dos três estados do Brasil que tem mantido um nível médio de investimento em saneamento básico compatível com as metas de universalização previstas no novo marco legal do setor. Outras 24 unidades da federação precisariam ampliar seus gastos com água e esgoto para chegar a 2033 com os serviços disponíveis a toda a população.

continua após publicidade

Estudo baseado em dados de investimento e atendimento de água e esgoto do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a meta de investimento do Plansab e do diagnóstico realizado pelo consórcio formado pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto e a companhia holandesa Klynveld Peat Marwick Goerdeler (ABCON-KPMG) indicam que, mantido o atual patamar anual de investimento, apenas o Paraná, o Distrito Federal, e São Paulo atingirão as metas.

O levantamento confirma que o Paraná já tem os serviços quase universalizados. O Atlas de Atualização da Base de Dados de Estações de Tratamento de Esgotos, divulgado em julho deste ano, pela Agência Nacional de Água (ANA), destaca o Paraná com o segundo melhor índice do país no atendimento à população urbana com serviço de esgotamento sanitário.

continua após publicidade

O levantamento aponta o Paraná com 80,7%, superado apenas pelo Distrito Federal e com quase o dobro da média nacional, que ficou em 46,5%.

A performance do Paraná pode ser melhor avaliada se forem considerados o tamanho da população e o número de municípios atendidos. O Distrito Federal engloba Brasília e 32 regiões administrativas, que somam cerca de 3 milhões de habitantes. No Paraná, são 399 municípios e aproximadamente 12 milhões de habitantes.

INVESTIMENTOS DA SANEPAR

continua após publicidade

Os investimentos programados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) têm garantido os bons resultados no saneamento no Estado.

De 2020 a 2024 serão investidos R$ 7,6 bilhões nos 345 municípios paranaenses onde a Sanepar atua, além de Porto União, em Santa Catarina. Hoje, 100% da população urbana atendida pela empresa já é abastecida com água tratada e 74,7% têm coleta de esgoto.

“Trabalhamos justamente para ampliar o atendimento de nossos serviços porque sabemos da importância do saneamento para a saúde”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile. “Este é o nosso papel e atendemos, assim, as metas do Governo do Estado de melhoria da qualidade de vida”, acrescentou.

O Brasil precisa chegar a 2033 com 99% de sua população atendida com água tratada e com 90% coleta e tratamento de esgoto. Essas metas fazem parte da Lei do Saneamento Básico, sancionada em julho.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná é um dos estados perto da universalização no saneamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!