MAIS LIDAS
VER TODOS

Coronavírus

Paraná é o primeiro Estado a integrar campanha sobre hipóxia silenciosa

O Paraná é o primeiro Estado a integrar a Campanha Alert (ar) de conscientização sobre hipóxia silenciosa (baixa taxa de oxigênio no sangue) para ajudar grupos vulneráveis no enfrentamento à Covid-19. A confirmação ocorreu nesta terça-feira (18), durante

Da Redação

·
Paraná é o primeiro Estado a integrar campanha sobre hipóxia silenciosa
Icone Camera Foto por Reprodução/AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2020, 10:38:59 Editado em 19.08.2020, 10:38:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Paraná é o primeiro Estado a integrar a Campanha Alert (ar) de conscientização sobre hipóxia silenciosa (baixa taxa de oxigênio no sangue) para ajudar grupos vulneráveis no enfrentamento à Covid-19. A confirmação ocorreu nesta terça-feira (18), durante reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde, pelo médico e presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Clóvis Arns da Cunha.

continua após publicidade

A campanha é realizada pelo Instituto Estáter e SBI e tem por objetivo conscientizar, principalmente nos grupos de risco, sobre a importância de monitorar a saturação de oxigênio no sangue – oximetria. Além disso, a ação faz parte do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.

“A ideia é acompanhar os pacientes desde o início dos primeiros sintomas e monitorá-los para evitar o agravamento da doença, bem como o internamento deste paciente e a evolução a óbito. O Paraná, nesse sentido, sai na frente para aprimorar o atendimento e alcançar ainda maior efetividade no enfrentamento da pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

continua após publicidade

Ele destaca que, desde o início da pandemia, o Paraná tem articulado ações para tratamento precoce e diminuição de possíveis complicações nos contaminados com o vírus Sars-CoV-2.

CAMPANHA ALERT(AR) – De acordo com o presidente da SBI, a hipóxia silenciosa é comum em pacientes com Covid-19. “O paciente tem falta de oxigênio no sangue, sem ter tido falta de ar, então chamamos de hipóxia silenciosa. A ideia da campanha é orientar e estimular a utilização de oxímetros digitais para monitoramento e controle do oxigênio destes pacientes”, disse.

Agora, com a participação do Paraná na campanha, a secretaria estadual deve estabelecer protocolos e reforçar as orientações para utilização desta ferramenta, e também definir o fluxo de atendimento para pacientes que se encontrem nesta situação específica.

OXÍMETROS – O Paraná recebeu no mês passado 5.731 unidades de oxímetros pelo projeto Todos pela saúde, que é um dos apoiadores da Campanha Alert (ar). “Recebemos estes equipamentos que irão servir como ferramenta de monitoramento e já distribuímos para os 399 municípios do Estado para que este acompanhamento seja realizado o quanto antes”, informou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná é o primeiro Estado a integrar campanha sobre hipóxia silenciosa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!