MAIS LIDAS
VER TODOS

Corona vírus

Paraná é avaliado com nível alto de transparência sobre a Covid-19

A transparência do Governo do Paraná sobre o enfrentamento ao novo coronavírus recebeu nota 98 da organização internacional Open Knowledge. A classificação de nível alto de transparência era perseguida pelo Paraná, desde que começou esta mensuração há cer

Da Redação

·
Paraná é avaliado com nível alto de transparência sobre a Covid-19
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.06.2020, 10:16:35 Editado em 16.06.2020, 10:16:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A transparência do Governo do Paraná sobre o enfrentamento ao novo coronavírus recebeu nota 98 da organização internacional Open Knowledge.

continua após publicidade

A classificação de nível alto de transparência era perseguida pelo Paraná, desde que começou esta mensuração há cerca de dois meses. Os dados sobre o coronavírus no Estado estão disponíveis no site coronavirus.pr.gov.br.

A Open Knowledge Brasil (OKBR), Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil, que atua desde 2013. Ela não tem fins lucrativos e incentiva o uso de tecnologias e dados abertos, para análises de políticas públicas.

continua após publicidade

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, disse estar satisfeito com o progresso, mas que o objetivo é chegar aos 100 pontos e se juntar aos quatro estados que compartilham a primeira colocação. “A transparência é um dos pilares da administração estadual, todos os dias as equipes trabalham para melhorar o acesso da população aos dados que colaboram para o controle social”, explicou.

Um dos agentes de controle social são as entidades ou organizações sociais que fiscalizam as ações dos órgãos públicos. Neste caso se encaixa a Open Knowledge, que concentrou suas observações nos dados sobre a covid-19 e a estrutura disponível nos estados para seu enfrentamento.

O coordenador de Transparência e Controle Social, da CGE, Matheus Gruber, explicou que o trabalho de reunir as informações e colocá-las à disposição da população é feito em conjunto com a Secretaria da Saúde, a TV Paraná Turismo e Celepar.

continua após publicidade

“Com a união das competências de cada órgão, temos conseguido aumentar a quantidade e a qualidade das informações. O resultado pôde ser visto com essa ótima avaliação”, disse Gruber.

COMORBIDADES - Ele explicou que os dois pontos faltantes dizem respeito a informações sobre comorbidades de todos os pacientes confirmados com covid-19.

“Conseguimos compilar esses dados nos óbitos, e, agora, a Secretaria da Saúde trabalha para ampliar a informação para todos os pacientes confirmados, já que dependem de respostas de hospitais públicos e privados”, detalhou.

continua após publicidade

Gruber admite que possa haver algum atraso pontual na atualização em tempo real, pois a evolução da doença e aumento de casos fazem com que alguns procedimentos sejam priorizados, o que pode atrasar a informação on-line imediata.

OPEN – Em seu site, a Open Knowledge Brasil afirma que o objetivo é tornar a relação governo e sociedade mais transparente. Para compor o índice da covid-19, foram estabelecidos conteúdos essenciais e parâmetros para o acompanhamento da pandemia.

RANKING – Em maio, a entidade Transparência Internacional Brasil posicionou o Paraná entre os três estados com melhor transparência no enfrentamento à Covid. Considerando também o Distrito Federal, o Estado se posiciona em quarto lugar no ranking.

A organização se concentra em avaliar a corrupção no mundo e, agora, analisa a facilidade de consultar as contratações emergenciais para combate à doença.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná é avaliado com nível alto de transparência sobre a Covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!