Paraná

Paraná destina 124 bolsas de sangue a Pernambuco

Pernambuco se encontra em uma situação de calamidade por causa das fortes chuvas registradas em maio

Da Redação · GoogleNews

Siga o TNOnline
no Google News

Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Paraná destina 124 bolsas de sangue a Pernambuco
fonte: Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), enviou nessa quinta-feira (02) 124 bolsas de sangue concentrado de hemácias para Pernambuco. A contribuição acontece após solicitação do Ministério da Saúde, em razão da situação de calamidade provocada pelas chuvas naquele estado. 

continua após publicidade

“Essa ação honrosa do Hemepar visa ajudar nossos irmãos pernambucanos nesse trágico momento. Assim como todos, estamos acompanhando a situação com sensibilidade e nos disponibilizamos a auxiliar no que for possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. 

O envio tem como destino a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) – as bolsas devem ser recebidas por volta das 14h desta sexta-feira (03). Cada uma contém, em média, de 120 até 240 ml de sangue, dependendo do volume coletado e da condição do doador. Elas possuem diferentes tipos sanguíneos, permitindo uma contribuição mais ampla ao Hemope. 

continua após publicidade

“Uma única bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Assim que recebemos a solicitação do Ministério da Saúde, o Hemepar se prontificou em contribuir e conseguiu realizar este envio, que sem dúvidas será de grande contribuição”, destacou a diretora-geral do Hemepar, Liana Labres de Souza.

HEMEPAR – O Hemepar é responsável no Paraná pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.