MAIS LIDAS
VER TODOS

Polícia Científica

Paraná convoca 90 servidores aprovados em 2017

Governo prevê para o segundo semestre de 2022 o lançamento de um novo edital com vagas

Da Redação

·
Polícia Científica do Paraná
Icone Camera Foto por AEN
Polícia Científica do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.04.2022, 09:56:37 Editado em 21.04.2022, 09:56:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Paraná publicou nesta quarta-feira (20) o Decreto ( 10.828/2022 ) com a nomeação de 90 servidores aprovados no concurso da Polícia Científica de 2017. Com o chamamento, o Paraná segue com a política de correção do déficit no Quadro Próprio da Polícia Científica (QPPO), e se aproxima de 50% dos cargos da estrutura preenchidos.

continua após publicidade

O texto traz a nomeação de 86 peritos oficiais, que englobam as carreiras de peritos criminais, médicos legistas, odontolegistas, toxicologistas e químico legal. Além dos peritos, foram nomeados quatro auxiliares de necropsia, que passam a compor as equipes de trabalho nas 20 unidades da Polícia Científica em todo o Paraná, atuando nos exames periciais do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML).

As nomeações representam mais um avanço na estrutura da segurança pública do Paraná. O Estado vem atuando de maneira efetiva na correção nos quadros das carreiras das forças para garantir um atendimento mais efetivo para a população.

continua após publicidade

“O alicerce da Polícia Científica é o recurso humano, que tem a missão de prestar o serviço público que ilumina o caminho daqueles que buscam a verdade e a justiça pela ciência. Esta nomeação de 90 novos servidores públicos melhora a capacidade operacional de atendimento à justiça e à população paranaense”, afirma o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.

Em 2019, no início da gestão, o efetivo da Polícia Científica era de cerca de 19% do quadro programado, que tem 1.478 vagas. Mesmo com as restrições de contratação de servidores nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19 e da crise econômica mundial, o Governo do Estado preencheu mais de 100 vagas públicas na instituição. A estrutura saltou para 537 servidores efetivos. Com as novas nomeações, o efetivo passa a ser de 627 servidores, o que representa uma ocupação de 42% do quadro.

As contratações também melhoram a posição do Paraná no ranking nacional que avalia o número de servidores dos órgãos periciais x número de habitantes.

continua após publicidade

Na próxima segunda-feira (25), será publicado o Edital de Posse, com as informações sobre procedimentos e documentação para os concursados. O prazo para o candidato tomar posse do cargo é de 30 dias da publicação em Diário Oficial, e de mais 30 dias para entrar em exercício da função.

Os nomeados, após a posse e entrada em exercício, passarão pelo curso de formação obrigatório, sob responsabilidade da Academia de Ciências Forenses da Polícia Científica.

CONCURSO – Na esteira desse movimento, já foi autorizado um novo concurso público para a Polícia Científica. O Governo do Paraná prevê para o segundo semestre de 2022 o lançamento de um novo edital com vagas para o cargo de agente auxiliar de perícia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná convoca 90 servidores aprovados em 2017"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!