Quem estava no Zoológico Municipal de Curitiba na manhã desta quinta-feira (21) se surpreendeu com o rugido de uma nova e muito especial moradora. Acontece que, por volta das 11h45, a caixa de transporte da onça-pintada melânica Cacau foi aberta. Conhecida popularmente como "pantera negra", ela veio transportada de Brasília para sua nova casa, na capital paranaense.
Cacau é a primeira onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Com sete anos de idade e cerca de 70 quilos, ela passou uma temporada no Criadouro Conservacionista Instituto Nex, sendo uma das últimas onças melânicas do bioma Mata Atlântica.
- LEIA MAIS: Onça-pintada escala parede de recinto e assusta visitantes; veja vídeo
A mudança para o Zoo de Curitiba foi uma recomendação de especialistas. "Acompanhamos a história da Cacau desde o nascimento dela, em Foz do Iguaçu, e construímos os novos recintos do Zoo especialmente para ela. O ICMBio recomendou a vinda da Cacau para Curitiba, inclusive pelos recintos que construímos pensando no bem-estar do animal", explicou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Ferraz Evaristo de Paula.
De acordo com Evaristo, a espécie é um animal raro na Mata Atlântica e a estimativa é que existam cerca de 250 onças-pintadas livres. "A Cacau já nasceu em um ambiente controlado por humanos, mas os filhos ou netos dela poderão ser soltos na natureza para a preservação da espécie, no futuro", completou o diretor.
Espaço especial para viver
A pantera negra ganhou em Curitiba um novo recinto especial. Cacau terá 500 m² para caminhar, correr e se exercitar pelas várias plataformas e outras estruturas que visam promover o bem-estar animal.
Ela também terá duas piscinas para se refrescar nos dias de calor e nadar, comportamento típico de onças na natureza. Cacau terá como vizinhos, também em casas novas que serão em breve inauguradas, os já moradores do Zoo Ares, Raoni e Maya (onças-pintadas) e as pumas Juma, Gordo e Mali.
Andou de avião!
A oncinha retornou para sua "terra natal" em grande estilo. Ela foi transportada de Brasília para Curitiba pelo programa Avião Solidário da Latam, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Cacau ficou no compartimento de carga de um voo de passageiros, devidamente acondicionada. Depois, foi levada até o Zoológico por uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O trajeto feito de avião reduziu em 17 horas a viagem em comparação com um deslocamento terrestre.
Veja a reportagem:
TnOnline TV
Deixe seu comentário sobre: "Pantera Negra chega ao Zoológico de Curitiba e ganha recinto especial"