MAIS LIDAS
VER TODOS

CACAU CHEGOU!

Pantera Negra chega ao Zoológico de Curitiba e ganha recinto especial

A onça-pintada melânica de sete anos veio de Brasília para sua nova casa, na capital paranaense

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.03.2024, 13:56:42 Editado em 25.03.2024, 14:11:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quem estava no Zoológico Municipal de Curitiba na manhã desta quinta-feira (21) se surpreendeu com o rugido de uma nova e muito especial moradora. Acontece que, por volta das 11h45, a caixa de transporte da onça-pintada melânica Cacau foi aberta. Conhecida popularmente como "pantera negra", ela veio transportada de Brasília para sua nova casa, na capital paranaense.

continua após publicidade

Cacau é a primeira onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Com sete anos de idade e cerca de 70 quilos, ela passou uma temporada no Criadouro Conservacionista Instituto Nex, sendo uma das últimas onças melânicas do bioma Mata Atlântica.

- LEIA MAIS: Onça-pintada escala parede de recinto e assusta visitantes; veja vídeo

continua após publicidade

A mudança para o Zoo de Curitiba foi uma recomendação de especialistas. "Acompanhamos a história da Cacau desde o nascimento dela, em Foz do Iguaçu, e construímos os novos recintos do Zoo especialmente para ela. O ICMBio recomendou a vinda da Cacau para Curitiba, inclusive pelos recintos que construímos pensando no bem-estar do animal", explicou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Ferraz Evaristo de Paula.

De acordo com Evaristo, a espécie é um animal raro na Mata Atlântica e a estimativa é que existam cerca de 250 onças-pintadas livres. "A Cacau já nasceu em um ambiente controlado por humanos, mas os filhos ou netos dela poderão ser soltos na natureza para a preservação da espécie, no futuro", completou o diretor.

Espaço especial para viver

A pantera negra ganhou em Curitiba um novo recinto especial. Cacau terá 500 m² para caminhar, correr e se exercitar pelas várias plataformas e outras estruturas que visam promover o bem-estar animal.

continua após publicidade

Ela também terá duas piscinas para se refrescar nos dias de calor e nadar, comportamento típico de onças na natureza. Cacau terá como vizinhos, também em casas novas que serão em breve inauguradas, os já moradores do Zoo Ares, Raoni e Maya (onças-pintadas) e as pumas Juma, Gordo e Mali.

Andou de avião!

A oncinha retornou para sua "terra natal" em grande estilo. Ela foi transportada de Brasília para Curitiba pelo programa Avião Solidário da Latam, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Cacau ficou no compartimento de carga de um voo de passageiros, devidamente acondicionada. Depois, foi levada até o Zoológico por uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

continua após publicidade

O trajeto feito de avião reduziu em 17 horas a viagem em comparação com um deslocamento terrestre.

Veja a reportagem:

TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Pantera Negra chega ao Zoológico de Curitiba e ganha recinto especial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!