MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID-19

Pandemia: Paraná tem 80,2% de vacinados, diz Beto Preto

Beto Preto disse que quando o Paraná alcançar 85% de pessoas vacinadas, será possível pensar em novas medidas de flexibilização, como o fim do uso da máscara em espaços abertos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.11.2021, 14:05:07 Editado em 08.11.2021, 14:04:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que 80,2% dos adultos paranaenses, com mais de 18 anos já estão com o esquema completo de vacinação. A declaração aconteceu durante o recebimento de mais um lote de 161.460 mil doses de vacina contra Covid-19 da Pfizer nesta manhã de segunda-feira (8).

continua após publicidade

Beto Preto disse que quando o Paraná alcançar 85% de pessoas vacinadas será possível pensar em novas medidas de flexibilização, como o fim do uso da máscara em espaços abertos. "Esse porcentual é muito próximo dos 85%, e se, seguirmos vacinando dentro do ritmo que estamos, devemos chegar a esse ponto até o fim do mês. Uma vez atingido esse ponto, será possível seguir as orientações do governador Carlos Massa Ratinho Junior para que se faça a flexibilização das medidas como o uso da máscara, desde que não tenhamos novos casos e aumento do número de leitos com casos de Covid nós poderemos pensar nessa flexibilização", disse. Beto Preto

O secretário ainda ressaltou que a vacinação entre os adolescente, de 12 a 17 anos, está em 56,88% com a primeira dose. Ainda conforme Beto Preto, o Paraná já atingiu a meta de vacinação do Ministério da Saúde, com base na estimativa do IBGE. "Estamos com 102% dos vacinados o que mostra que as planilhas do IBGE estavam defasadas", disse.

continua após publicidade

Beto Preto ressaltou que a vacinação seguirá e, para 2022, conforme as orientações preliminares do Ministério da Saúde, as pessoas acima de 60 anos e imunosuprimidas deverão tomar duas doses de vacina contra a Covid. Já para os demais, de 18 a 60 anos, há a previsão de apenas uma dose.

Ele ressaltou que a cobertura vacinal do Paraná e do Brasil está muito boa e acima de outros países, principalmente, de alguns países do leste europeu onde a cobertura vacinal não passa dos 20% e os casos tem apresentado um forte crescimento. Beto Preto ainda faz um apelo para quem optou não tomar vacina. "Aquele que não tomou vacina se torna alvo do vírus que está circulante, aqueles que não tomaram vacina, por opinião própria, é legítimo, mas quero insistir, procure a vacinação, precisamos de todos para vencer esse momento tão delicado", ressalta.

A respeito dos leitos de UTI, Beto Preto disse que alguns devem ser desativados, mas outros serão mantidos. Os leitos de UTIs serão necessários para outros casos, como por exemplo, o de vítimas acidentes de trânsito que voltou a crescer com o fim do toque de recolher

continua após publicidade

"O nosso foco é vacinar e manter as medidas não farmacológicas. Já estamos pensando como seria essa flexibilização, como por exemplo, nas áreas abertas, mas vamos ver ainda como será isso detalhadamente no futuro", ressaltou.

O secretário afirmou que um estudo irá apurar daqueles internados, quantos não foram vacinados. "Estamos fazendo um levantamento para ver quem tomou e quem não tomou. E para quem não tomou, por opinião própria, que é legítimo, nós iremos insistir para que mudem de ideia e se vacinem", finaliza.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Pandemia: Paraná tem 80,2% de vacinados, diz Beto Preto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!