MAIS LIDAS
VER TODOS

Metropolitano de Sarandi

Pacientes da UTI são transferidos após inspeção sanitária no PR

Pelo menos 40 pacientes do Hospital Metropolitano de Sarandi foram transferidos na manhã deste sábado (17) após a inspeção

Da Redação

·
A instituição de saúde enfrenta dificuldades financeiras
Icone Camera Foto por GMC Online
A instituição de saúde enfrenta dificuldades financeiras
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2024, 14:09:36 Editado em 17.02.2024, 14:17:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma inspeção sanitária foi realizada na noite de sexta-feira (16) e se estendeu até a madrugada deste sábado (17) no Hospital Metropolitano de Sarandi, noroeste do Paraná. Após a ação, pelo menos 40 pacientes que estavam internados nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição, que enfrenta problemas financeiros, foram transferidos para outras unidades de saúde.

continua após publicidade

Diversas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e até mesmo helicópteros foram empregados no transporte dos pacientes. Conforme o diretor-geral do Samu, Maurício Caetano, há pelo menos 40 pacientes cadastrados para transferência, mas alguns estão recebendo alta. O Hospital Metropolitano atende mais de 50% dos pacientes pelo SUS.

- LEIA MAIS: Apucarana recebeu mais de R$ 2 bi de investimentos nos últimos 5 anos

continua após publicidade

Funcionários do Hospital Metropolitano de Sarandi, que preferiram não se identificar, informaram que a instituição enfrenta uma crise e, em decorrência disso, os salários dos trabalhadores estão atrasados e há dificuldades para a compra de insumos.

Alguns funcionários utilizaram as redes sociais para denunciar o caso, que, inclusive, conta com relatos graves. "Os médicos estão tendo que escolher para qual pct irão prescrever antibiótico ou não... Até as sedações estão sendo fracionadas", disse. "Carrinhos de emergência ficam abertos para os funcionários se virarem como podem... Sem contar, que até sonda de aspiração está sendo reutilizada", continuou.

"O pior do que a falta de pagamento, são as condições de trabalho... pacientes sem fralda, sem antibiótico, sem produtos de higiene, falta até lençol, avental para os funcionários... Tá uma vergonha", concluiu.

continua após publicidade

Nas últimas semanas, houve pedidos de demissão em massa devido aos atrasos, o que levou ao fechamento de dois setores de enfermaria. Na última quinta-feira (15), médicos divulgaram uma carta aberta à diretoria da unidade alertando para a falta de suprimentos e a necessidade da resolução do problema. O corpo clínico chegou a sugerir a suspensão de cirurgias não emergenciais para que não falte medicamentos para atendimentos urgentes.

O atraso no pagamento de salários teve início em janeiro, o que motivou protesto dos trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de saúde de Maringá e região (Stessmar) denunciou o Hospital na Justiça do Trabalho e através de ação coletiva, pede que o pagamento imediato seja determinado em uma medida cautelar.

A Secretaria de Estados da Saúde se manifestou a respeito do caso por meio de uma nota. A Sesa alegou que não existem pendências em relação aos repasses ao hospital.

continua após publicidade

“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece que não há pendências da pasta em relação aos repasses ao Hospital Metropolitano de Sarandi. Após a constatação da ausência de funcionários na unidade, a central de leitos do Estado deu início ao remanejamento de pacientes dentro da esfera macro da região, visando garantir a plena assistência a todos que necessitem dos serviços hospitalares", diz a nota.

Com informações do GMC Online.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Pacientes da UTI são transferidos após inspeção sanitária no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!