O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) confirmou, na segunda-feira (8), que vai formalizar um segundo contrato emergencial para operação do ferry-boat para travessias entre Matinhos e Guaratuba, no litoral do estado.
O contrato emergencial com a empresa Internacional Marítima, que opera o ferry atualmente, tem duração de seis meses e termina nesta quarta-feira (10). A formalização ocorreu em fevereiro deste ano.
A empresa passou a operar as travessias após o Governo do Estado encerrar o contrato com a operadora anterior, a BR Travessias, por problemas constantes na prestação de serviço. Apesar disso, filas continuaram sendo registradas.
O DER informou que o novo contrato emergencial visa a "manutenção da exploração do serviço público de transporte aquaviário intermunicipal de passageiros, veículos e carga na travessia".
Ainda segundo o DER , detalhes como duração do novo contrato e empresa contratada estão sendo trabalhados e analisados, destacando que estas informações ficarão disponíveis, via transparência pública, após a assinatura do novo contrato.
Por enquanto, o ferry-boat é a única forma de travessia direta entre os dois municípios. Como possível solução para resolver o problema das travessias, o Governo do Paraná lançou em julho um edital de licitação para o projeto e construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos. O traçado escolhido para a ponte é próximo da área onde, atualmente, é feita a travessia por ferry-boat.
O edital da ponte prevê pista dupla nos dois sentidos da estrutura, ciclovia e calçada para pedestres. Uma parte com 320 metros será estaiada para permitir navegação na baía.
Pelo projeto, haverá ainda um retorno por baixo da ponte para facilitar o acesso à estrada de Cabaraquara. A chegada em Guaratuba será feita pela praia de Caieiras. A obra terá, também, um acesso ao Centro da cidade.
O governo não divulgou o valor estimado da obra. A expectativa é que a empreiteira vencedora conclua o projeto em seis meses, e em seguida já comece a obra.
O edital é considerado um importante passo para a construção de uma ponte que é esperada há mais de 30 anos. Desde 1989, o projeto é citado por diversos governos, já fez inclusive parte da constituição do estado, mas nunca saiu do papel.
O último adiamento da obra aconteceu em 2020, por questões ambientais.
Com informações, G1
Deixe seu comentário sobre: "Operação do ferry-boat entre Guaratuba e Matinhos terá novo contrato"