Paraná

Onda de calor com temperaturas acima de 40ºC deve atingir o Paraná

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Onda de calor com temperaturas acima de 40ºC deve atingir o Paraná
Onda de calor com temperaturas acima de 40ºC deve atingir o Paraná

A MetSul Meteorologia e o Climatempo alertam que um episódio de calor histórico atingirá o Brasil nesta semana com temperatura acima dos 40ºC no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do país.

continua após publicidade

Segundo o comunicado do Metsul, alguns locais podem atingir 45ºC. Segundo o instituto, o episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália. 

De acordo com o Metsul, o Sul do Brasil também sofrerá os efeitos do fenômeno, especialmente o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná: "Máximas acima de 40ºC devem ser esperadas no Oeste e no Norte paranaense. Uma corrente de jato mais uma vez potente vai transportar ar muito seco e quente da Bolívia e do Paraguai, onde as máximas podem atingir 44ºC a 46ºC com novos recordes absolutos, para o Sul do país. Junto, novamente, virá muita fumaça".

continua após publicidade

A capital paranaense não deve ser poupada da onda de calor intenso, já que, segundo o Simepar, a previsão é de temperatura máxima de 33 graus para quarta (30) e 37 graus para quinta (1).  De acordo com o instituto paranaense, Londrina e Maringá devem bater os 41 graus na quinta e Paranaguá, no Litoral paranaense, chegará aos 39 graus no mesmo dia.

No alerta, o Metsul explica que se trata de uma gigante bolha de ar quente, uma cúpula de calor ou “heat dome” em Inglês, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco: "A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação e cria-se um mecanismo de feedback em que o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco, gerando ainda maior evapotranspiração".

Com informações, Bem Paraná

Tags relacionadas: #calor #onda #paraná