MAIS LIDAS
VER TODOS

Meio Ambiente

Onça-parda encontrada em área urbana é devolvida à natureza

Onça-parda encontrada em área urbana é devolvida à natureza

Da Redação

·
Onça-parda encontrada em área urbana é devolvida à natureza
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.08.2020, 15:54:17 Editado em 28.08.2020, 15:54:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma onça-parda encontrada na área urbana do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi devolvida ao habitat natural nesta sexta-feira (28) por agentes do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde. A ação foi acompanhada por biólogos do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

continua após publicidade

O animal surpreendeu moradores da região nesta quinta-feira (27) após ser visto por uma criança no alto de uma árvore no terreno da residência da família, que acionou a Polícia Ambiental. Assustada, a onça-parda ficou várias horas em cima da árvore e chamou a atenção dos moradores do bairro.

O IAT fez a articulação com outras instituições para que ela passasse por todos os procedimentos clínicos necessários que avaliaram se estava apta para ser devolvida à natureza.

continua após publicidade

“É um animal saudável, macho e jovem, de aproximadamente 50 quilos, e que ainda está em estado asselvajado. Como ele ainda vai criar toda a sua matilha, a devolução dele ao meio ambiente preserva a espécie e faz com que ela se mantenha na natureza”, explica Tauane Ribeiro, bióloga do IAT.

De acordo com ela, não é comum encontrar esses animais próximos a residências, mas isso pode acontecer devido à expansão urbana.

Segundo o capitão João Serpa, do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde, a parceria entre todos os órgãos envolvidos possibilitou o retorno da onça ao seu habitat natural em menos de 24 horas. Ela foi encontrada ao meio-dia desta quinta e devolvida ao meio ambiente por volta de 10 horas desta sexta.

continua após publicidade

“Isso mostra que é possível dar um encaminhamento correto ao animal, evitando a morte da espécie. Temos a obrigação de dar uma pronta resposta para preservar esses animais de qualquer situação”, disse o capitão. “A solução foi dada no mesmo instante, com o isolamento da área até que os especialistas conseguissem concluir os atendimentos necessários”, completou.

CUIDADOS – Ao encontrar animais deste porte em áreas urbanas, a orientação é acionar os órgãos competentes e não se aproximar. Devido às características e instintos não domesticados, espécimes selvagens não devem ser resgatados pela população para garantir sua própria segurança e também a dos animais.

É possível acionar o Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde pelo telefone 180, o Corpo de Bombeiros do Paraná (181) ou, ainda, o escritório regional do IAT mais próximo. Em Curitiba o telefone do órgão ambiental é (41) 3213-3038.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Onça-parda encontrada em área urbana é devolvida à natureza"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!