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Obra emergencial vai recuperar trecho da PR-323 danificado por chuvas

Nesta primeira semana de contrato, o foco está em reforçar o talude das outras pistas

Da Redação

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Obra emergencial vai recuperar trecho da PR-323 em Umuarama
Icone Camera Foto por Rodrigo Félix Leal/SEIL-PR
Obra emergencial vai recuperar trecho da PR-323 em Umuarama
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.01.2024, 20:09:21 Editado em 18.01.2024, 20:09:22
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está atuando para recuperar o km 300 da PR-323 em Umuarama, na região Noroeste, parcialmente demolido pelas fortes chuvas das últimas semanas.

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“Queremos entregar o mais rápido possível. Sabemos que a cada dia é um transtorno para a cidade de Umuarama e para a região, então vamos fazer o mais rápido possível” afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que nesta quinta-feira (18) fez visita técnica ao trecho em obras, junto com o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, e o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom.

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“O governador está acompanhando, nos pediu celeridade, e vamos conferir o andamento da obra de perto. Já há uma solução contratual, mas inclusive há uma equipe do DER estudando uma solução ainda mais rápida”, disse Alex.

A obra emergencial teve início no último sábado (13), com a empreiteira contratada mobilizando insumos, maquinário e pessoal, e já na segunda-feira (15) começaram os serviços de reforço no ponto mais danificado, principalmente por meio de enrocamento de pedra, em que estes materiais são posicionados no aterro para protegê-lo contra as águas.

O investimento é de R$ 1.135.768,24, com previsão de conclusão em 90 dias.

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Serviço de reforço também foi realizado na véspera do contrato, sexta-feira (12), mas por meio de equipe de administração direta do Escritório Regional Entre Rios, da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, em parceria com a prefeitura de Umuarama, garantindo que o trecho não fosse ainda mais danificado durante o fim de semana.

A frente de trabalho permanece realizando melhorias para evitar que o dano se agrave, e também vai preparar o local para implantação de um novo bueiro, que terá dimensões maiores que o original, para atender a vazão de águas.

Na sequência será realizado o retaludamento, nova pavimentação, sinalização e implantação de dispositivos de segurança no lado direito da rodovia, com os mesmos serviços sendo realizados no lado esquerdo, assim que as novas pistas estiverem liberadas.

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Neste contrato também estão sendo realizadas melhorias em um ponto de erosão no km 299, com previsão de reparos e reforços no bueiro de concreto, seguida pela recomposição do talude e nova pavimentação.

CHUVAS – Em 23 de dezembro do ano passado, após Umuarama acumular um volume de chuvas de 78,2 milímetros em um único dia, segundo registro do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o bueiro metálico sob o km 300 da PR-323 começou a ceder, levando ao colapso de metade da pista direita (sentido Guaíra). Como o trecho é duplicado, foi possível manter o tráfego na rodovia utilizando as pistas do sentido oposto, convertidas para mão dupla.

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Logo em seguida o DER/PR iniciou os levantamentos e estudos necessários para elaboração de projeto de engenharia para recuperação do local, enquanto mantinha o trecho sinalizado e monitorado.

Em 09 de janeiro, antes de o contrato ter sido assinado, Umuarama foi atingida por volume semelhante de chuvas, 69,4 mm, causando o colapso total da pista direita e danos severos ao acostamento externo da pista esquerda (sentido Maringá).

Já com a empresa no trecho, nos dias 15 e 17 foram registrados cerca de 30 mm de chuvas, prejudicando o andamento dos reforços de talude, bem como levando à interdição preventiva da pista esquerda. O tráfego foi liberado em meia pista, após as águas baixarem e ser realizada avaliação da estabilidade do talude.

Bloqueios semelhantes podem voltar a acontecer em ocasiões de muitas chuvas, e o DER/PR está estudando alternativas de tráfego, caso seja necessária uma interdição prolongada.

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