Novo regulamento de gestão reforça segurança nos Portos - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Paraná

Novo regulamento de gestão reforça segurança nos Portos

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Portos do Paraná atualizou o Regulamento do Sistema de Gestão Integrado (SGI), que prevê os procedimentos adotados para o cuidado da saúde do trabalhador, segurança e meio ambiente. O documento reforça os requisitos que precisam ser atendidos em todas as operações realizadas nos portos de Paranaguá e Antonina, além de detalhes específicos de cada atividade.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa pública, Felipe Zacharias, o objetivo é implantar uma cultura de entendimento, assimilação e aplicação das regras. “Queremos nortear e consolidar uma melhor organização e interação dos públicos interno e externo, para contribuir para o desenvolvimento de uma melhor qualidade ambiental e das condições seguras de trabalho”, diz.

O SGI também estabelece pré-requisitos para o cadastramento de empresas que exercem determinadas atividades nas operações portuárias, além de dar publicidade a todos os requisitos que são fiscalizados nas operações que acontecem dentro da Faixa Portuária e áreas arrendadas.

Entre as principais alterações da nova versão está a tabela de valores da apólice de seguro ambiental para a atividade de fornecimento de combustíveis e de produtos químicos; a atualização dos critérios para isolamento e sinalização das operações com guindastes de terra e de bordo; recursos obrigatórios para o atendimento de emergências nas operações com máquinas no interior de porões de navios; além do reforço da velocidade máxima de 30 km/h e faróis acesos durante todos os percursos dentro do cais.

Todas as empresas que realizam operações e serviços portuários estão sujeitas à fiscalização, conforme prevê o documento, mas também recebem orientações periódicas sobre o cumprimento das normas. “Equipes da Portos do Paraná atuam na implementação de procedimentos preventivos e da conscientização das pessoas. É essencial que todos que prestam serviços às operações portuárias, direta ou indiretamente, conheçam os itens referentes às suas atividades. Saber o que é permitido, ou não, evita transtornos”, afirma o coordenador de Fiscalização e Controle de Emergências, Rafael Cabreira.

As novas determinações do Regulamento serão objeto de fiscalização pela autoridade portuária a partir de novembro e estão disponíveis para download ou consulta em www.portosdoparana.pr.gov.br/Meio-Ambiente/Pagina/Procedimentos-do-Sistema-de-Gestao-Integrado.

Com isso, empresas e usuários têm 60 dias para adequar os respectivos processos e materiais utilizados nas operações e é indispensável os documentos usados para requisições sigam os modelos anexados no SGI.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Novo regulamento de gestão reforça segurança nos Portos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.