Novo portal da Secretaria da Fazenda facilita acesso aos serviços - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Paraná

Novo portal da Secretaria da Fazenda facilita acesso aos serviços

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Secretaria de Estado da Fazenda do Estado lançou seu novo portal (http://www.fazenda.pr.gov.br), desenvolvido pela Celepar. A novidade está na criação de um layout mais moderno e na estrutura de navegação simples, facilitando a localização das informações e permitindo aos usuários um acesso mais fácil. O site da Fazenda é um dos que têm o maior número de serviços integrados ao Paraná Inteligência Artificial (PIA) – são 125.

“O novo portal vem para modernizar e melhorar o acesso do contribuinte aos muitos serviços que são prestados no âmbito de Secretaria de Fazenda e da Receita Estadual. O portal tem uma apresentação muito mais moderna do que o anterior e isso vai facilitar a vida do contribuinte, do usuário do sistema, e vai melhorar a qualidade dos serviços que são prestados pela Fazenda”, afirma o diretor-geral da pasta, Eduardo Castro.

TRANSPARÊNCIA - Umas das prioridades do novo portal foi a revisão e a transparência do seu conteúdo. Para a agente de Ouvidoria e Transparência, Clarice Kusma Baisan Fernandes, o site está mais organizado e transparente para auxiliar os visitantes a encontrar e entender o que precisam, tornando sua jornada mais intuitiva.

“O novo portal é mais clean, acessível, intuitivo, ele realmente é um portal que vai trazer grande ganho para o cidadão. A gente melhora muito a questão de transparência, informações dos departamentos, áreas, canais de atendimento, visando também o melhor aproveitamento da ouvidoria”, disse.

SERVIÇOS DIGITAIS - De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, o novo site foi pensado para proporcionar aos usuários uma forma mais fácil de conhecer os serviços de maneira digital.

“Temos como missão desburocratizar serviços e facilitar a vida do cidadão paranaense. Desenvolvemos o novo portal da Sefa em mais uma grande parceria, disponibilizando também mais de 100 serviços voltados à secretaria no PIÁ, unindo tecnologia, agilidade e também a preservação da saúde dos cidadãos, que terão acessos a estes serviços de forma digital sem a necessidade de deslocamento presencial”, afirmou.

ATENDIMENTO PRESENCIAL - Um dos serviços do site é o agendamento para atendimento presencial, que a Receita Estadual retoma nesta terça-feira (13).

O atendimento presencial acontecerá das 13h30 às 17h nas Delegacias Regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel e Pato Branco, além das Agências de Foz do Iguaçu, União da Vitória e Paranaguá. Apenas os contribuintes com horário agendado pelo site serão atendidos.

As demais repartições fiscais permanecerão, por enquanto, com expediente interno e sem atendimento presencial ao público – apenas online, pelos canais acima descritos ou também pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos telefones (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades), das 7h às 19h.

A retomada de atividades segue todas as medidas de prevenção e controle da Covid-19, dispostas na Resolução SESA nº 632/2020, com a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento social, tanto em espaços internos como externos e recursos para higienização das mãos em ambientes com maior circulação de pessoas.

Confira alguns serviços mais buscados no site da Fazenda:

- Consulta ao cadastro do ICMS

- Boletins informativos da Receita Estadual

- Guia para pagamento do IPVA

- Consulta ao Cadastro Informativo Estadual (Cadin)

- Consulta à declaração do ITCMD

- Certidões de débitos tributários e de dívida ativa estadual

- Consulta e emissão de documentos fiscais eletrônicos

- Formulários da Receita Estadual

- Emissão de guias para pagamento

- Declaração de Importação

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Novo portal da Secretaria da Fazenda facilita acesso aos serviços"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.