MAIS LIDAS
VER TODOS

RODOVIAS

Novo modelo de pedágio do Paraná será definido em 2023; saiba mais

É a terceira vez que o cronograma é adiado desde o lançamento do programa de concessão, em fevereiro de 2021

Da Redação

·
De acordo com a ANTT, o cronograma prevê que os primeiros contratos devem ser assinados no primeiro trimestre do próximo ano
Icone Camera Foto por AEN/ Ilustração
De acordo com a ANTT, o cronograma prevê que os primeiros contratos devem ser assinados no primeiro trimestre do próximo ano
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.08.2022, 10:27:33 Editado em 09.08.2022, 10:27:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Previsto inicialmente para novembro de 2021, o processo de concessão da administração das rodovias do Paraná foi adiado mais uma vez, empurrando para 2023 a decisão a respeito do novo modelo de pedágio do estado. Agora sobre a tutela do governo federal, a definição do cronograma foi atualizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que oficializou que a concessão só será definida ano que vem.

continua após publicidade

De acordo com a ANTT, o cronograma prevê que os primeiros contratos devem ser assinados no primeiro trimestre do próximo ano. Segundo a agência federal, por conta da alteração do modelo de concessão do leilão em formato híbrido para um leilão por menor tarifa houve a necessidade de refazer o plano de concessão antes de enviar para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU). O plano foi encaminhado em novembro do ano passado e precisa ser homologado pelo TCU antes da publicação dos editais de concessão que vão definir a escolha das novas empresas concessionárias.

Inicialmente, a previsão era que a homologação ocorresse em 90 dias. No entanto, o órgão realizou uma série de novos estudos, além de solicitar novos cálculos e documentação referente ao processo.

continua após publicidade

O processo envolve 3,3 mil quilômetros de rodovias que envolvem todo o antigo Anel de Integração e novos trechos acrescidos após negociação entre governo estadual e a União. O pacote todo – que tem 65% de estradas federais e 35% de trechos estaduais – foi dividido em seis lotes que vão a leilão.

A expectativa da ANTT é que os lotes 1 e 2, que estão com processo mais adiantado, possam ser licitados ainda neste ano, de modo que os contratos de concessão possam ser assinados no primeiro trimestre do ano que vem.

Já em relação aos demais lotes, os leilões devem ser realizados apenas no primeiro trimestre de 2023, com a assinatura dos contratos estimada para o segundo trimestre do próximo ano.

continua após publicidade

É a terceira vez que o cronograma é adiado desde o lançamento do programa de concessão, em fevereiro de 2021.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Novo modelo de pedágio do Paraná será definido em 2023; saiba mais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!