Uma onda de calor intensa afeta algumas regiões do país, levando os termômetros a atingirem temperaturas extremas. O Paraná, por exemplo, contava com um alerta de grande perigo até essa quinta-feira (26) devido ao calor, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No momento, o aviso está suspenso por conta da chegada de uma nova frente fria - que deve garantir um alívio breve das altas temperaturas.
Especialistas apontam que a atuação do fenômeno será apenas durante o fim de semana, uma vez que as máximas tornam a se elevar ao decorrer da próxima semana. Segundo meteorologistas, o rápido aquecimento da atmosfera se deve ao fato da atual estação ser a primavera, o que encurta a duração das massas de ar frio.
- LEIA MAIS: Outubro deverá ter chuva acima da média no Sul do País, aponta Inmet
A frente fria se formou no sul do Brasil e provocou chuva em grande parte dos municípios. Inclusive, temporais foram registrados nas cidades paranaenses nessa quinta-feira, horas após um alerta laranja ser divulgado pelo Inmet.
O sistema deve avançar para o Centro-Oeste e para o Sudeste entre esta sexta (27) e sábado (28), trazendo chuva para parte dessas regiões.
Segundo o Inmet, a faixa que se estende do leste de Santa Catarina chega até Rondônia, passando pelo leste do Paraná, sudoeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso deve ter até 50 milímetros de chuva por dia e ventos intensos, de até 60 km/h.
Alívio breve
Como a onda de calor fez com que as máximas ficassem muito elevadas, com recordes de calor sendo quebrados em algumas cidades, a frente fria vai conseguir somente amenizar um pouco as altas temperaturas.
Em Apucarana, cidade do norte paranaense, as máximas seguem altas no fim de semana, porém, não tanto em relação aos últimos dias.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
De acordo com as informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no sábado (28), as temperaturas devem variar entre 15 °C e 29 °C na Cidade Alta. Já no domingo (29), a mínima esperada é de 14 °C, enquanto a máxima deve ultrapassar os 30 °C, chegando aos 32 °C.
A partir de segunda-feira (30), os valores tornam a ser extremos em Apucarana. Confira:
Confira os fatores que explicam a rápida passagem da frente fria:
Força da massa de ar quente que atua sobre o país - o bloqueio atmosférico que manteve as temperaturas altas nessa semana é considerado bem forte, o que impede que as frentes frias avancem;
Frente fria enfraquecida - a massa de ar frio que avança sobre o país não é das mais fortes. Como estamos na primavera, a tendência de que uma frente fria muito forte avance é menor;
Trajetória da frente fria - além de não ser muito forte, a trajetória que essa massa de ar frio deve ter também favorece que o alívio nas temperaturas seja breve. O centro da massa de ar frio deve estar no oceano e não dentro do continente.
Com informações do G1.
Deixe seu comentário sobre: "Nova frente fria deve garantir alívio breve após calor; veja previsão"