MAIS LIDAS
VER TODOS

MONITORAMENTO

Nível dos rios do Paraná pode ser consultado na internet

O monitoramento hidrológico é atualizado toda quinta-feira

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por José Fernando Oura/AEN
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.06.2021, 05:41:34 Editado em 14.06.2021, 05:43:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A situação do nível dos rios do Paraná é disponibilizada de maneira online e atualizada toda quinta-feira pelo Instituto Água e Terra (IAT), www.iat.pr.gov.br através da ferramenta Hidroinfoparana. O IAT é um órgão estadual vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Para fazer a consulta basta acessar o site do Instituto, clicar em “Monitoramento” e em seguida em “Monitoramento Hidrométrico”.

continua após publicidade

Um painel geográfico mostra o conjunto de estações de monitoramento hidrológico dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Estado. De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, com a ferramenta o é possível comunicar à população como estão se comportando os recursos hídricos do Estado.

“O objetivo do Hidroinfoparana é trazer essas informações pincipalmente neste período em que vivemos uma crise hídrica e fica mais fácil para a população entender as medidas que tomamos durante a gestão dos recursos hídricos”, disse.

continua após publicidade

Uma das medidas impactadas em função da baixa do nível dos rios é a proibição da pesca, por exemplo. As estações mostram em que altura está o nível do rio, indicando o quanto choveu no período.

“É uma forma, também, de cumprir com o nosso papel de dar transparência para a população, mesmo porque a ajuda da sociedade é fundamental para superar a crise hídrica em que vivemos atualmente”, explicou a chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles.

MONITORAMENTO

continua após publicidade

De acordo com o gerente de monitoramento e fiscalização do IAT, Alvaro Goes, os dados são de estações próprias do órgão e também as da Agência Nacional de Águas (ANA), da Copel e de outras concessionárias de geração de energia.

“Atualmente, o IAT conta com 80 estações telemétricas que mostram de forma remota e em tempo real em que altura está o nível do rio e mais 450 estações de medição manual”, disse. Um sensor instalado nos rios monitorados emite informações a um equipamento que, por sua vez, as repassa via satélite.

A média semanal é atualizada toda quinta-feira. As estações onde o nível está acima da cota média são mostradas em verde enquanto as que estão abaixo da média são mostradas em vermelho.

As informações de chuva e nível dos rios também são mostradas através de gráficos. É possível consultar os dados através de filtros como rio e unidade hidrográfica, além dos dados e gráficos específicos de cada estação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Nível dos rios do Paraná pode ser consultado na internet"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!