MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Municípios devem intensificar estratégias de vacinação

Municípios intensificam estratégias de vacinação

Da Redação

·
Municípios devem intensificar estratégias de vacinação
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.06.2020, 13:53:41 Editado em 18.06.2020, 14:38:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria da Saúde do Paraná, por meio da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, está intensificando ações com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em todo o Estado.

continua após publicidade

Nesta semana, as 22 Regionais de Saúde foram orientadas para que apoiarem os municípios em estratégias de vacinação extramuros, ou seja, fora das unidades de saúde, em locais mais amplos e arejados, evitando a formação de filas e aglomerações, de acordo com as regras de prevenção e controle do novo coronavírus.

“As vacinas devem ser mantidas para os públicos estabelecidos, principalmente neste momento em que precisamos de proteção”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

continua após publicidade

“Estamos em plena campanha de imunização contra a gripe e o sarampo, mas temos ainda a oferta de outras vacinas para crianças, adolescentes, adultos e gestantes disponíveis na Rede de Saúde Estado, dentro do Calendário Nacional de Vacinação”, destaca ele. “São vacinas seguras, que previnem doenças graves e que podem evitar internações e mortes.”

PARCERIAS - Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, várias estratégias e parcerias podem ser desenvolvidas para promover a vacinação.

“As secretarias municipais podem realizar drive thru, buscar a parceria de empresas, associações de bairros, utilizar espaços de escolas que temporariamente estão sem aulas e fazer busca ativa do público-alvo indicado para as campanhas em andamento”, diz Maria Goretti. “São muitas as opções e contamos com o apoio e união dos setores para que a vacinação aconteça e que mais paranaenses estejam protegidos”, afirmou a diretora.

continua após publicidade

CAMPANHAS – A campanha de imunização contra o sarampo, que está na segunda etapa, apresenta hoje o registro de 254.974 doses aplicadas. Porém, a meta estipulada é de vacinar 4,9 milhões de pessoas entre 20 a 49 anos.

“Milhares de pessoas correm o risco de contaminação pois o vírus do sarampo ainda está circulando no Estado e a doença é altamente contagiosa. Por isso estamos vacinando indiscriminadamente, até o dia 30 de junho, o público de 20 a 49 anos”, informa a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Vera Rita da Maia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também segue até o dia 30 de junho. Neste momento, a cobertura vacinal do Paraná está em 82,52%. A recomendação do Ministério da Saúde para os Estados é de 90% de cobertura para cada grupo prioritário.

continua após publicidade

“Percebemos que alguns grupos, como idosos, trabalhadores da área de saúde e indígenas atingiram mais de 100% de cobertura logo nos primeiros dias da campanha, pois tiveram estratégias direcionadas para que as doses chegassem até eles”, diz Vera Lúcia. “É exatamente isso que orientamos aos municípios: que promovam estratégias para que a vacina também chegue ao adulto jovem, crianças, gestantes e puérperas”, destacou.

Ela lembra que o adulto jovem, por exemplo, já voltou ao trabalho. “Nossa sugestão é para que os municípios levem a vacina até as empresas, indústrias e comércios com maior concentração de funcionários”, sugeriu.

A chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização relacionou ainda ações de busca ativa e de vacinação casa a casa como fundamentais para a ampliação da cobertura.

CALENDÁRIO – As outras vacinas que estão relacionadas aos indicadores de Atenção e Vigilância em Saúde e fazem parte do Plano Estadual de Saúde são a BCG (tuberculose), VORH (rotavírus), Pneumo 10 (pneumonia, otite,meningite e outras doenças causadas pelo pneumococo), Penta ( difteria, tétano,coqueluche,hepatite B, infecções causadas pelo haemophilus/Influenza B) , VIP (poliomielite), Meningo C (meningite tipo C) Febre Amarela e SCR (tríplice viral, sarampo, caxumba e rubéola). Estas vacinas constam do calendário nacional e devem ser recebidas pelas crianças menores de 2 anos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Municípios devem intensificar estratégias de vacinação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!