MAIS LIDAS
VER TODOS

Descaso

MP-PR recomenda que Jandaia do Sul reforme canil municipal

Além da reforma, MP também recomendou que cidade crie políticas pública de atenção a animais abandonados

Da Redação

·
Recomendação foi tomada após reclamações serem feitas por conta do descaso  da administração pública da cidade quanto ao assunto
Icone Camera Foto por Reprodução/pixabay
Recomendação foi tomada após reclamações serem feitas por conta do descaso da administração pública da cidade quanto ao assunto
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2023, 15:38:09 Editado em 24.07.2023, 16:27:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca, emitiu nesta segunda-feira (24), uma recomendação administrativa dirigida ao prefeito de Jandaia do Sul, no Norte Central do Paraná, pedindo que o município “faça a adequação imediata das condições físicas/estruturais do canil municipal”. O documento também elenca uma série de providências a serem tomadas para o cumprimento da legislação relativa ao bem-estar animal.

continua após publicidade

LEIA MAIS - Idoso que estava desaparecido é encontrado morto em área rural no PR

A iniciativa partiu de reclamações de organizações não governamentais quanto ao descaso da administração pública municipal em relação à questão. O MP-PR alerta no documento que “a Lei Estadual 17.422/12 dispõe sobre o controle ético da população de cães e gatos no Estado do Paraná e prevê expressamente a responsabilidade dos municípios no recolhimento e guarda de animais abandonados e disponibilização para adoção, e que o Poder Executivo local deverá viabilizar a destinação de local adequado para a manutenção e exposição dos animais disponibilizados para adoção”.

continua após publicidade

Entre as recomendações elencadas pelo Ministério Público ao chefe do Executivo, estão: o fornecimento de alimentação, medicação e tratamento médico adequados para os animais do canil municipal; a implementação de políticas públicas municipais efetivas em prol dos animais domésticos ou domesticados errantes; a criação de um programa permanente de identificação e cadastramento de cães e gatos em situação de rua e/ou comunitários; a promoção de feiras e campanhas de adoção e de atividades para sensibilizar a população sobre a necessidade de adoção de animais abandonados; a castração, vacinação e atendimento veterinário de cães e gastos em situação de rua e/ou comunitários.

Procurado pelo TNONline, o prefeito Lauro Junior (União Brasil) informou que vai encaminhar nesta terça-feira (25) ao MP-PR as ações que o município vem desenvolvendo para melhorar a estrutura do canil e a saúde dos animais atendidos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "MP-PR recomenda que Jandaia do Sul reforme canil municipal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!