MAIS LIDAS
VER TODOS

homicídio culposo

Motorista de caminhão que matou remadores é denunciado por homicídio

O motorista da van, sete jovens esportistas e o coordenador técnico do projeto “Remar para o Futuro” morreram no acidente

Da Redação

·
O acidente na BR-376 deixou nove mortos
Icone Camera Foto por Corpo de Bombeiros
O acidente na BR-376 deixou nove mortos
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2024, 06:30:57 Editado em 19.11.2024, 07:31:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A 2ª Promotoria de Justiça de Guaratuba denunciou o motorista e o dono do caminhão que matou sete atletas de remo em acidente na BR-376, no Litoral do Paraná, por homicídio culposo. Além dos sete atletas, o técnico da delegação do projeto “Remar para o Futuro” e o motorista da van também morreram no local do acidente, ocorrido em 21 de outubro.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Feriadão teve 14 mortes nas rodovias estaduais e federais do PR

O motorista e o dono do caminhão também foram denunciados pelo crime de lesão corporal culposa contra o único sobrevivente do acidente, um atleta de remo da equipe, que tem 17 anos de idade e sofreu ferimentos leves.

continua após publicidade

A denúncia da Promotoria apontou que o motorista dirigiu de forma “imprudente, evidenciada pelo excesso de velocidade; imperita, consistente na falta de habilidade técnica e desconhecimento tanto da via quanto do veículo que conduzia; e negligente, consistente em deixar de verificar as boas condições e funcionamento dos freios do veículo”.

A Promotoria ainda apontou que o proprietário do veículo agiu de modo “negligente, consistente em deixar de garantir a manutenção eficiente do sistema de freios do semirreboque de sua propriedade”.

Ainda consta na denúncia que o motorista dirigia o caminhão carregado com “cerca de 24 mil quilos, quando, em excesso de velocidade, iniciou a descida de trecho de serra utilizando relação de marcha e velocidade incompatíveis tanto com a via quanto com as características e condições de conservação e manutenção do veículo que conduzia, comprometendo, com isso, o acionamento adequado do freio motor e a segurança no controle do caminhão durante a descida, situação que resultou na colisão.

continua após publicidade

O documento também aponta que o dono do caminhão “deixou de garantir a manutenção eficiente do sistema de freios de serviço do semirreboque, cuja perícia apontou que se encontrava parcialmente operacional e em condições precárias de conservação e manutenção pré acidente, denotando que não se prestavam para desacelerar eficientemente uma massa compatível com a carga máxima indicada pelo fabricante e Código de Trânsito Brasileiro, de 25,5 toneladas nos três eixos”.

A Promotoria ainda apontou na denúncia que o motorista e o dono do caminhão paguem uma reparação ao atleta de remo sobrevivente do acidente, bem como dos herdeiros das vítimas fatais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Motorista de caminhão que matou remadores é denunciado por homicídio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!