MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Moradores e turistas da Ilha do Mel ganham novas estruturas

A Ilha do Mel, no Litoral do Paraná,  recebeu obras de infraestrutura neste ano para atender moradores e turistas. Foram concluídas limpeza, roçada e raspagem de valas, galerias, córregos e canais, além de adequações e construções de passarelas e escada.A

Da Redação

·
Moradores e turistas da Ilha do Mel ganham novas estruturas
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.10.2020, 11:00:47 Editado em 12.10.2020, 11:00:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, recebeu obras de infraestrutura neste ano para atender moradores e turistas. Foram concluídas limpeza, roçada e raspagem de valas, galerias, córregos e canais, além de adequações e construções de passarelas e escada.

continua após publicidade

As obras são do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Elas se mostraram necessárias para atender as demandas dos moradores e também levou em conta o número crescente de turistas, que chegou a 70 mil pessoas na última temporada, entre os meses de dezembro e fevereiro.

Importante elemento para a dinâmica ambiental e econômica da região, a ilha também possui um papel fundamental para o equilíbrio e preservação de ecossistemas. “A Ilha do Mel é um bem precioso dos paranaenses no Litoral do Estado e merece nossa atenção”, destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

continua após publicidade

“Para garantir condições adequadas, principalmente durante períodos de cheia, foi identificada a necessidade de limpeza, roçada e raspagem das valas, galerias, córregos e canais, evitando a vedação e o alagamento das áreas ao redor desses locais, além da implantação de passarelas elevadas”, explicou o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro. A limpeza de canais, córregos, valas e canaletas foram feitas na Praia Grande, Belo, Fortaleza, Farol, nas trilhas e nos morros.

PASSARELAS - A readequação das passarelas e escada tem o objetivo de proporcionar um local seguro para os moradores e visitantes, fornecendo travessias dos canais, córregos e valas, por exemplo. Além disso, oferece infraestrutura adequada para o grande fluxo de pedestres e suporte adequado a travessias para os carrinhos elétricos dos guardas municipais e de coleta de lixo.

Foram feitas adequações em 12 passarelas existentes em Nova Brasília, com instalação de guarda-corpo onde não havia, e construídas três novas estruturas próximo à Praia de Fortaleza, na Trilha de Fortaleza e na Praia Grande. Em Encantadas, foram realizadas melhorias em 12 passarelas e uma nova foi construída em frente à Escola.

continua após publicidade

EM LICITAÇÃO - Estão em processo de licitação uma Praça de Alimentação, a revitalização da Praça ao Ar Livre na Praia de Encantadas e a adequação de bilheterias nas Praias de Encantadas e Nova Brasília.

O projeto da Praça de Alimentação prevê dois sanitários, um centro de informações aos turistas, pontos comerciais, restaurantes e uma central de segurança, além de espaço adequado para a separação e armazenamento dos resíduos sólidos, alternativas energéticas econômicas e sistemas de tratamento de águas e esgotos.

Já na proposta de revitalização da Praça ao Ar Livre está a criação de seis novos quiosques para atendimento aos turistas, em consonância com critérios do Ministério do Turismo que insere a Ilha do Mel como prioritária para a promoção internacional.

continua após publicidade

O espaço para informações turísticas existente na Praia de Encantadas será transformado em bilheteria, atendendo a demanda da nova legislação da Ilha do Mel. As bilheterias da Praia de Nova Brasília serão alocadas em um espaço existente dentro do Receptivo de Brasília, que serve como entrada e saída dos usuários, para acesso ao trapiche. Na Praia de Nova Brasília será necessário, também, a troca e a substituição de algumas telhas, danificadas pelas condições climáticas.

Box 1Nova Brasília e Encantadas terão novos trapichesA empresa pública Portos do Paraná prevê a entrega dos dois novos trapiches da Ilha do Mel até o final da temporada de 2021. Localizados nas praias de Nova Brasília e Encantadas, as obras nos equipamentos fazem parte de medida compensatória de licenciamento ambiental da dragagem de aprofundamento, conforme orientação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

continua após publicidade

Até o momento, relatórios oficiais da empresa responsável pela obra indicam que já estão com 60% das melhorias concluídas. Enquanto avança a reforma, o diretor de meio ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, faz um alerta aos moradores e visitantes. “Nesse momento em que os trapiches estão em processo de reformas e melhorias, é necessário que a população mantenha distância e respeite o isolamento da obra, para evitar que ocorram acidentes”, explica.

“Ambos os trapiches receberão uma área flutuante, que dará acessibilidade e conforto aos usuários no embarque e desembarque de passageiros”, disse. Os dois trapiches, segundo Santana, estão sendo reformados de acordo com as premissas de durabilidade e baixa manutenção.

Estruturas existentes receberão várias intervenções

São várias as intervenções que estão sendo efetuadas nas estruturas existentes: novas coberturas, novos guarda-corpos, iluminação, piso (no trapiche da Encantadas), substituição de escadas de acesso às embarcações, novas defensas para preservação da superestrutura e cabeços de amarração para as embarcações, execução de novo quebra-ondas (no trapiche de Encantadas), mobiliário e demolições localizadas.

Novas estruturas também estão previstas no projeto, como um píer constituído por três flutuantes e estacas de fixação, rampa articulada de acesso, flutuantes intermediários e estacas de fixação, acessórios de atracação e amarração, placas de sinalização turísticas e de segurança e iluminação em LED.

TEMPORÁRIO
Para atender a população durante as obras, o IAT realizou a locação de trapiches temporários. Eles foram utilizados na última temporada de verão e continuam à disposição dos moradores e turistas até o término das obras realizadas pela Portos Paraná.

“Os trapiches atuais oferecem toda a segurança necessária, com acessibilidade, e estão atendendo as demandas sem incidentes”, disse José Luiz Scroccaro, do IAT.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Moradores e turistas da Ilha do Mel ganham novas estruturas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!