Paraná

Moradores de Maringá alegam que receberam vacina vencida

A Prefeitura do Município de Maringá afirma que apenas houve um erro de digitação

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Moradores de Maringá alegam que receberam vacina vencida
fonte: Divulgação
Moradores de Maringá alegam que receberam vacina vencida

Um grupo de pessoas alegou que recebeu vacinas da Covid-19 vencidas, em Maringá. Os moradores do município tomaram o imunizante nesta semana, porém, no cartão de vacinação, consta que o produto venceu no dia 30 de julho.

continua após publicidade

Os moradores receberam a vacina da Janssen, como dose de reforço, ou seja, uma terceira dose. As etiquetas coladas nas carteirinhas de vacinação indicam que a aplicação foi feita no dia 27 de outubro, mas teriam validade até o dia 30 de julho. Todas elas são do mesmo lote: 211A21A.

Segundo a prefeitura, apenas houve um problema na digitação das etiquetas e que as doses estão dentre do prazo de validade. “Houve erro de digitação e a diretora da unidade está ligando para as pessoas para ver quais estão erradas e pedir para voltar e trocar a etiqueta“, afirma a administração pública municipal, por meio de uma nota. 

continua após publicidade

“[As vacinas] eram direcionadas para moradores em situação de rua e caminhoneiros. Como não tem surgido demanda para esses públicos, a Diretoria de Vacinação decidiu utilizar as doses para não perdê-las. Infelizmente, houve esse erro na hora de escrever a data de validade”, completa. 

Ainda de acordo com a prefeitura, as vacinas vencem no dia 30 de outubro. Foram aplicadas, ao todo, 30 doses com o erro. 

Vacinação

continua após publicidade

Conforme as informações da Secretaria de Saúde de Maringá, cerca de 634.331 doses foram aplicadas até esta quinta-feira (28) no município.

Deste número, 316.821 correspondem à aplicação da primeira dose em pessoas adultas, ou seja, de 18 anos ou mais. Já em relação à segunda dose, são 261.346 doses aplicadas. A terceira dose em adultos é igual a 27.484. Já a vacina ministrada em dose única corresponde a 9.537.

A respeito da vacinação em adolescentes, a cidade já aplicou 19.143 primeiras doses em jovens de 12 a 17 anos.

Tags relacionadas: #Janssen #Maringá #vacina