Paraná

Morador flagra ‘tromba terrestre’ gigante na BR-376; vídeo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Morador flagra ‘tromba terrestre’ gigante na BR-376; vídeo
fonte: Rafael Silva
Morador flagra ‘tromba terrestre’ gigante na BR-376; vídeo

Na tarde desta sexta-feira (7), um morador de Sarandi flagrou uma “tromba terrestre” enorme na cidade de Marialva, norte do Paraná.

continua após publicidade

De acordo com o Rafael Silva, morador que fez o registro, ele estava passando pela BR-376 quando viu a cena inusitada e resolveu filmar.

Silva disse ainda que parou para fazer o registro porque viu que se tratava de um redemoinho de terra muito grande. Outros moradores também pararam para observar o fenômeno. O geógrafo climatologista da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Zandonadi, avaliou o vídeo e acredita que o fenômeno que passou por Marialva seja uma tromba terrestre, que é uma espécie de tornado. 

continua após publicidade

“Parece ser uma tromba terrestre, semelhante a uma tromba d’água, mas em terra. Os dois são uma espécie de tornado, mas de bem menor intensidade. Em inglês é chamado de landspouts e pode ocorrer com tempo mais firme, sem chuva. Provavelmente ocorreu por conta da frente fria que está passando pela região gerando rajadas de ventos”, explicou o geógrafo climatologista. 

As informações são do GMC.