MAIS LIDAS
VER TODOS

VIDA LONGA

Morador do PR chega aos 113 anos e revela segredo: "Nunca se casar"

Entusiasta da bocha e fã número um do chimarrão, o idoso paranaense contou seu segredo para conquistar tantas velinhas apagadas

Da Redação

·
Selvino Jesus de Oliveira
Icone Camera Foto por Reprodução
Selvino Jesus de Oliveira
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2023, 15:57:00 Editado em 31.08.2023, 16:50:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um morador da cidade de Santa Izabel do Oeste, no sudoeste do Paraná, completou 113 anos no mês de julho e revelou que o segredo para a longevidade é "nunca se casar". Selvino Jesus de Oliveira nasceu no ano de 1910 e vive na Comunidade Anta Gorda.

continua após publicidade

Conforme informações do portal OBemdito, o idoso enfrenta dificuldades auditivas e de fala devido à idade avançada. Os familiares relataram, no entanto, que quando ainda era capaz de se expressar, Selvino brincava que o segredo para uma vida longa era não se casar. Conforme o idoso, foi assim que ele alcançou as 113 velinhas apagadas.

- LEIA MAIS: Homem completa 120 anos e recebe bênção do Papa Francisco

continua após publicidade

Izolete Banfi, prima de Selvino, conta que o cartório onde o idoso foi registrado pegou fogo. "Ele veio de Mangueirinha. O registro de nascimento se deteriorou ao longo dos anos e o cartório onde foi registrado foi destruído por um incêndio. No entanto, ele ainda possui sua carteira de trabalho e CPF, que confirmam sua data de nascimento”, relata a prima.

“Há cinco anos ele se movimentava por toda parte, desaparecia se o deixássemos solto, mas fomos restringindo isso devido à idade. No passado passou a vida inteira trabalhando com as mãos confeccionando cestas”, explica Vanilde Banfi, outra familiar. Agora, a rotina do idoso é limitada ao quarto e sala.

Mesmo com a idade avançada, Selvino não abre mão de certos "luxos". Com uma culinária caseira e fresca, ele conta com banha de porco, carne, polenta, mandioca e feijão na dieta. A cuia de chimarrão diária é indispensável para o idoso, que é um entusiasta da bocha.

Selvino não teve filhos e foi criado por sua avó. Quando chegou a Santa Izabel do Oeste há meio século, veio com problemas de saúde, incluindo bronquite e foi a família Banfi que cuidou dele. Há dois meses ele sofreu um acidente que resultou em uma clavícula quebrada, mas está recebendo um cuidado atencioso e especial.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Morador do PR chega aos 113 anos e revela segredo: "Nunca se casar""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!