MAIS LIDAS
VER TODOS

Curitiba

Menino perde fala e movimentos após engasgar com comprimido

Luis Fabiano ficou internado por cerca de um mês em um hospital após se engasgar com um remédio para vermes

Da Redação

·
Menino perde fala e movimentos após engasgar com comprimido
Icone Camera Foto por Arquivo pessoal/Franciele Augustinhak
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2021, 10:57:26 Editado em 01.09.2021, 10:58:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um menino de 4 anos perdeu a capacidade de se movimentar e de falar após ter se engasgado com um comprimido, em Curitiba. Luis Fabiano ficou internado por cerca de um mês no hospital e recebeu alta nesta terça-feira (31). O garoto se engasgou com um remédio para vermes no dia 26 de julho.

continua após publicidade

De acordo com a mãe de Luis, Franciele dos Santos Augustinhak, após ter a via respiratória bloqueada, Luis ficou de 20 a 30 minutos sem oxigenação no cérebro, fator que ocasionou sequelas na criança. "Era um remédio mastigável, que a médica do posto orientou pra ele tomar, mas ele não conseguiu engolir e se engasgou", relata a mãe.

Ainda conforme ela, o menino foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde reanimado após ser submetido aos procedimentos de primeiros socorros. Na sequência, foi transferido para o Hospital Evangélico Mackenzie, onde ficou internado.

continua após publicidade

Por causa da perda dos movimentos, o garoto também passou a se alimentar com uma sonda. "Ele falava, cantava, fazia de tudo. Agora, ele quase não reage a nada. Os médicos não sabem o quanto ele pode conseguir se recuperar", afirmou Franciele.

Luis recebeu alta hospitalar nesta terça-feira após ter o quadro de saúde estabilizado. "Ele teve um período extremamente crítico, mas agora mostra alguma recuperação, ainda que muito pequena. São sinais que ele não tinha há 20 dias, como responder com o olhar a alguma interação. O quanto ele vai conseguir progredir, no entanto, é muito difícil dizer", conta Maurício Marcondes Ribas, chefe do serviço de pediatria da unidade hospitalar.

De agora em diante, Luis Fabiano deve fazer tratamentos de fisioterapia para tentar recuperar parte dos movimentos. De acordo com o médico, quanto mais estímulos a criança tiver durante o tratamento, mais chances ela tem de apresentar alguma evolução.

continua após publicidade

A família, no entanto, afirma que não tem condições de manter um tratamento particular.

"Eu não trabalho, meu marido é entregador. Pelo SUS, ele só terá uma consulta a cada 15 dias. Não sabemos o que fazer para tentar recuperá-lo", disse a mãe.

Menino perde fala e movimentos após engasgar com comprimido
Foto por Arquivo pessoal/Franciele Augustinhak

Com informações; G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Menino perde fala e movimentos após engasgar com comprimido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!