A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana a distribuição de diversos materiais técnicos para apoiar e reforçar a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade do Paraná. As versões impressas visam fortalecer a promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida da população paranaense. Os materiais são destinados aos 399 municípios do Estado, em especial às equipes da Atenção Primária à Saúde, e contabilizam um investimento de quase R$ 300 mil.
Os impressos são uma importante ferramenta de auxílio para levar informações confiáveis e acessíveis à população e contribuir para a promoção da saúde e cuidado integral, já que mais de 36% das pessoas avaliadas nas Unidades de Saúde do Paraná, em 2023, estavam com obesidade. Dados recentes da Sesa revelam que das 1.618.413 pessoas que tiveram peso e altura registrados nos sistemas de informação da Atenção Primária, 582.891 estavam com algum grau de obesidade, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
- LEIA MAIS: Ouvidoria da Agepar registra aumento de 80% nos atendimentos
“Apesar da possibilidade de acesso à versão eletrônica dessas publicações no site da Sesa, elas muitas vezes não chegam ao conhecimento de todos os profissionais ou há dificuldade de consultá-las em seu local de trabalho”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes. “A distribuição da versão impressa torna o conteúdo desses materiais mais acessível aos profissionais de saúde, facilitando com que cumpram o objetivo para o qual foram criados”, acrescentou.
LINHA DE CUIDADO
A Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade teve sua primeira edição publicada pela Sesa em 2022 e traz diretrizes norteadoras para a organização das ações e dos serviços de saúde, promovendo e aprimorando a atenção integral às pessoas com sobrepeso e obesidade. É um guia específico para o tratamento deste público, servindo de apoio aos profissionais para o cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde.
Além do guia da Linha de Cuidado, outros materiais estão sendo distribuídos às Regionais de Saúde, que encaminharão aos municípios de sua abrangência.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Dois deles serão utilizados no âmbito do Programa Saúde na Escola (Cadernos de Atividades – Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Fundamental I e Fundamental II) e foram distribuídos aos Núcleos Regionais de Educação, secretarias municipais de Educação, Referências Municipais de Alimentação e Nutrição e Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais do Programa Saúde na Escola.
FINALIDADE
Os demais materiais da Secretaria são para fortalecer a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida. Eles englobam, além dos cadernos de atividades e a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos; o Manual instrutivo: Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira em equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde e a Série de fascículos dos protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar individual.
Deixe seu comentário sobre: "Material sobre cuidados com sobrepeso e obesidade é distribuído no PR"