Paraná

Maringaense é a primeira colocada no Vestibular UEM

Ela já tinha sido aprovada na UEPG, mas vai optar pela UEM para fazer Medicina, curso em que também foi a melhor pontuada.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Maringaense é a primeira colocada no Vestibular UEM
fonte: Lucina Peña/CBN Maringá

A maringaense Milena Babugia Pinto, de 24 anos, foi a melhor classificada geral no Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Maringá, além de ter sido aprovada em primeiro lugar para o curso de Medicina, o mais concorrido, com 395,07 inscritos por vaga universal.

continua após publicidade

Tanto este resultado quanto o da 3ª etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021 e do Vestibular para Pessoas com Deficiência (PcD) 2022 da UEM foram divulgados na manhã de ontem (20). Com 14.541 candidatos na disputa, o Vestibular 2021 foi aplicado no dia 20 de fevereiro, enquanto que os outros dois concursos tiveram as provas realizadas no último dia 27 de fevereiro..

A estudante obteve 295.8 pontos, de um máximo de 360 pontos. O segundo lugar na classificação geral é da estudante Larissa Oberdenge Arruda, também aprovada em Medicina. Ela obteve 289 pontos. 

continua após publicidade

Milena já tinha passado também no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mas diz que vai optar pela UEM. Por ter deixado o local de provas bastante estressada, insatisfeita com o próprio desempenho, ela não depositava muitas esperanças na aprovação em Maringá.

A candidata vinha tentando Medicina há pelo menos seis anos. Durante a pandemia, estudou on line e não descuidou da saúde física e mental, fazendo caminhadas e dança. Conforme ela, apesar da reclusão em casa foi possível manter uma rotina de estudos das 7 ou 7h30 às 12h15 e, após um descanso para o almoço, até por volta das 18 hs, às vezes até às 19 hs. Outra estratégia da estudante foi fazer provas já aplicadas pela UEM em vestibulares passados para conhecer melhor o tipo de concurso realizado pela instituição.

Matrícula começa segunda-feira

continua após publicidade

Todos os resultados foram publicados no site e os candidatos aprovados farão matrícula para ingresso no ano letivo de 2022. As matrículas desta primeira chamada serão aceitas de segunda-feira (25), a partir das 14h, até a quinta-feira (28), às 23h59. As solicitações devem ser feiras pela Internet, diretamente no site da DAA. O processo será conduzido pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). O setor alerta às pessoas aprovadas tanto no Vestibular PcD quanto no sistema de cotas para negros no Vestibular 2021 que se atentem para providenciar os documentos que comprovem as respectivas condições.

O Vestibular 2021, realizado, pela primeira vez, em apenas um dia, ofereceu 2.367 vagas, resultado da soma das vagas do Vestibular de Inverno e do Vestibular de Verão. Entre os inscritos, 2.966 concorreram às vagas pelo sistema de cotas sociais, cotas sociais para negros e cotas para negros. 

O Processo de Avaliação Seriada 2021 teve provas em Maringá e outras dez cidades paranaenses, voltado aos alunos do ensino médio. Ao todo, o PAS registrou 23.848 inscritos (11.342 na etapa 1; 6.880 na etapa 2; e 5.626 na etapa 3).

continua após publicidade

O Vestibular PcD 2022 recebeu 68 inscritos, dos quais 57 fizeram a prova. O concurso foi aplicado em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Ivaiporã, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Foram oferecidas 189 vagas suplementares.

Este vestibular, cabe esclarecer, cumpriu a Lei Estadual 20.443/20 e a Resolução 41/21 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que garantem o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. No caso da UEM, as oportunidades englobaram mais de 70 graduações presenciais.