MAIS LIDAS
VER TODOS

29 DE ABRIL

Manifestação reúne milhares de professores em Curitiba

A manifestação faz memória ao massacre de 29 de abril de 2015 e reforça a luta por melhores condições de trabalho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.04.2022, 17:42:27 Editado em 29.04.2022, 17:42:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com cartazes, placas e faixas, milhares de professores, estudantes e servidores da educação do Estado do Paraná, se reuniram, nesta sexta-feira (29), na cidade de Curitiba, em protesto. A paralização foi tão grande, que o governo do Paraná se viu forçado a receber a APP-Sindicato e demais servidores.

continua após publicidade

Os 29 núcleos sindicais do Estado enviaram caravanas de professores para a manifestação que, além de fazer memória ao massacre de 29 de abril de 2015, reforça a luta por melhores condições de trabalho. Nas faixas e cartazes levadas pelos profissionais, encontravam-se expressões como: "O massacre nunca parou"; "Educação não é Mercadoria"; "Não à privatização da Educação", entre outras.

Evelize Ferreira, professora de Química do Colégio Euzébio da Mota, também foi uma das profissionais que se fizeram presentes na caminhada e afirmou que o movimento não é apenas por um salário digno. "Tenho uma turma com 50 alunos. É impossível dar aulas de qualidade assim. Saio sem voz. Nossos colegas estão com a saúde abalada", afirmou a professora.

continua após publicidade

Seus colegas, Everton Jorge Balbino, professor de Português, e Camila Bortot, de Inglês, denunciam a pressão para o cumprimento de metas arbitrárias e o uso forçado de plataformas digitais. "A sensação é que estamos abandonadas pelo governo. Temos que cumprir com uma demanda que vem de cima, sem que os alunos tenham acesso ou condições. A gente se vira", conta Camila.

"São demandas externas que não dialogam com a realidade da escola. Temos conteúdo para dar, mas não deixam a gente trabalhar", lamenta Everton, por sua vez.


continua após publicidade

Memória de Luta e de Luto

A data tem um duplo significado, segundo explica a APP-Sindicato. Relembra 29 de abril de 2015, protagonizada pelo governador Beto Richa, “além de honrar os 75 anos de história do Sindicato, completados poucos dias antes, 26 de abril”.

Em 29 de abril de 2015, mais de 200 pessoas ficaram feridas, sendo oito em estado grave, durante o episódio de repressão da polícia do Paraná a professores da rede estadual de ensino, que estavam em greve e acampados há dois dias no Centro Cívico. Treze pessoas foram presas naquele dia, segundo a Secretaria de Segurança Pública divulgou na ocasião.

continua após publicidade

Cerca de 20 mil pessoas participavam da manifestação, em frente a Assembleia Legislativa, contra as mudanças na previdência para os servidores do Estado. A Polícia Militar foi acionada pelo governador Beto Richa para impedir a entrada dos manifestantes na Assembleia, onde ocorreria a votação.


Fonte: Informação do APP-Sindicato.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Manifestação reúne milhares de professores em Curitiba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!