MAIS LIDAS
VER TODOS

ATAQUE AOS TRÊS PODERES

Mais de 90 paranaenses seguem presos em Brasília por atos golpistas

São 54 homens detidos na Papuda e 39 mulheres na Penitenciária Feminina do Distrito Federal

Da Redação

·
Pelo menos oito apucaranenses estão presos  em Brasília
Icone Camera Foto por Agência Brasil
Pelo menos oito apucaranenses estão presos em Brasília
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2023, 19:13:30 Editado em 01.02.2023, 19:22:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Noventa e três paranaenses seguem presos em Brasília por envolvimento nos protestos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na depredação do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional. Pelo menos oito são de Apucarana.

continua após publicidade

Os números de presos por estado foram divulgados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal e estão disponíveis aqui. No total, 921 pessoas continuam detidas na capital federal. Elas tiveram a prisão preventiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

São 54 homens detidos no Centro de Detenção Provisória II (CDPII), do Complexo da Papuda, e 39 mulheres na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), conhecida como Colmeia. Outros 43 paranaenses foram liberados com uso de tornozeleira - quatro apucaranenses. No total, 464 saíram da cadeia mediante medidas cautelares.

continua após publicidade

O advogado Luiz Fernando Vilasboas, que representa 12 apucaranenses (oito presos e quatro liberados com tornozeleira), explica que a Procuradoria Geral da República (PGR) está fazendo as denúncias, que é a fase que inaugura o processo penal. “Após o recebimento das denúncias, os investigados tornam-se oficialmente réus nas ações”, explica.

Dos 1.385 presos ou liberados com tornozeleiras, 479 já foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa e incitação das Forças Armadas contra os poderes constitucionais.

A Justiça Federal também bloqueou bens de mais 40 detidos por terem financiado ou participado dos atos antidemocráticos. A Advocacia-Geral da União pretende garantir os recursos para ressarcir o patrimônio público se eles forem condenados. O prejuízo é calculado em pelo menos R$ 18,5 milhões.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 90 paranaenses seguem presos em Brasília por atos golpistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!