Mais de 366 mil aparelhos "gatonet" foram apreendidos no Paraná, após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinar o bloqueio de mais de 5 milhões de aparelhos no Brasil. Os aparelhos decodificadores clandestinos são as conhecidas "TV pirata".
Na última quinta-feira (08), a agência já havia retirado de circulação mais de 1,4 milhão de aparelhos em todo o país. O valor estimado desses aparelhos apreendidos soma quase R$ 400 milhões.
LEIA MAIS: Anatel ordena bloqueio de 5 milhões de aparelhos 'gatonet' no país
De acordo com a Anatel, o desligamento dos decodificadores clandestinos será feito de forma remota, sem que as prestadoras de serviços tenham que entrar na residência do usuário.
Perigos do "gatonet"
Hermano Tercius, superintendente de fiscalização da Anatel, falou sobre as irregularidades e os perigos de utilizar o "gatonet".
"Então o provedor que distribui esse conteúdo, além de obter o conteúdo violando os direito autorais, quando faz a distribuição, ele deveria ter a outorga de distribuição, mas não tem, isso é um crime que prevê detenção de até dois anos e multa de R$ 10 mil pela irregularidade", disse.
O presidente da agência, Carlos Baigorri, afirmou também que os decodificadores roubam informações da rede de telecomunicação do usuário. "Você está colocando um inimigo dentro da sua casa. Ele tem a capacidade de roubar as informações de toda sua rede de telecomunicação. Ele tem capacidade de roubar informações do teu celular. Seja o tablete do seu filho, videogame do teu sobrinho", relatou.
Fonte: Informações g1.
Deixe seu comentário sobre: "Mais de 366 mil aparelhos de 'gatonet' foram apreendidos no PR"