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Londrina terá 14 novos pontos com radares; veja os locais

Em Londrina, atualmente, estão em operação 65 pontos de monitoramento eletrônico

Da Redação

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A fiscalização começa a partir do dia 7/11
Icone Camera Foto por Divulgação/CMTU
A fiscalização começa a partir do dia 7/11
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2022, 08:46:49 Editado em 22.10.2022, 08:46:47
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A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou, em meados de setembro, um estudo sobre o excesso de velocidade e desrespeito às normas de trânsito em alguns pontos de Londrina. O objetivo da pesquisa foi mapear o comportamento dos motoristas nas vias inspecionadas e teve como critérios analisados, o alto fluxo de veículos e pedestres, a dinâmica do trânsito, as solicitações da população e o programa Visão Zero.

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O Programa Visão Zero tem como conceito a compreensão da vida como prioridade, tirando os veículos do centro dos debates sobre trânsito, focalizando o pedestre e dando atenção à prevenção de atropelamentos e acidentes. Durante o período analisado pela CMTU, o abuso de velocidade e o desrespeito às sinalizações e normas de trânsito foram verificados em todos pontos monitorados, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas e motoristas.

Diante dos resultados da avaliação, a companhia concluiu que o monitoramento eletrônico é a melhor alternativa para avançar na preservação de vidas nesses locais, coibir o abuso de velocidade, bem como o desrespeito às normas de trânsito. Durante uma semana, a CMTU, por meio de seus agentes, estará nesses pontos realizando um trabalho de conscientização e alertando que as áreas passarão a ser monitorados por equipamentos.

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Assim, somente a partir do dia 7 de novembro, os 14 novos pontos iniciarão a fiscalização na área urbana do município. Enquanto dez equipamentos irão fiscalizar somente o excesso de velocidade, outros também poderão capturar o avanço de semáforo e a parada sobre a faixa de pedestres.

Os locais escolhidos para a instalação dos dispositivos fixos são:

Velocidade Máxima – 40 Km/h

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Rua Bento Munhoz da Rocha Neto (Cruzamento com Rua João Wycliff; com Display de velocidade)

Rua Rio Grande do Sul (Cruzamento com Rua Amapá; com Display de velocidade)

Velocidade Máxima – 50 Km/h

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Av. Angelina Ricci Vezozzo (próximo ao Ribeirão Lindóia)

Av. Águia Imperial (Cruzamento com Rua Perdizes)

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Av. Arthur Thomas, 1880

Av. Máximo Peres Garcia, 630

Av. Ayrton Senna da Silva (cruzamento com Rua Caracas – sentido Norte/Sul; com Display de velocidade)

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Av. Ayrton Senna da Silva (cruzamento com Rua Caracas – sentido Sul/Norte; com Display de velocidade)Velocidade

Velocidade Máxima – 60 Km/h

Avenida Francisco Gabriel Arruda, 449

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Rodovia Mábio Gonçalves Palhano (Cruzamento com Rua Rubens Carlos de Jesus)

Já os radares mistos, ou seja, que fiscalizam velocidade, avanço de semáforo e a parada sobre a faixa estarão presentes nas seguintes localidades:

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Velocidade Máxima – 40 Km/h

Rua Uruguai (Cruzamento com rua Bolívia)

Rua Bahia (Cruzamento com rua Amapá)

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Velocidade Máxima – 60 Km/h

Av. Winston Churchill (Cruzamento com Av. da Liberdade)

Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Cruzamento com Rua Amapá)

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Em Londrina, atualmente, estão em operação 65 pontos de monitoramento eletrônico instalados no ano passado, além de 40 câmeras de videomonitoramento. De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, major Mário Celso Andrade, a ampliação do monitoramento eletrônico ocorre porque as estatísticas demonstraram necessidade de intervenção. “Nosso intuito é fazer das ruas espaços mais seguros. Muitos equipamentos estão instalados de modo estratégico, de modo a permitir que o pedestre cruze a via em segurança, sem correr o risco de ser atropelado”, argumentou.

Ciclovias – Além da expansão da fiscalização do trânsito, a CMTU também irá proibir o estacionamento sobre as ciclovias existentes nas ruas Paranaguá e Santos, na área central da cidade. Atualmente, a permanência de veículos nesses espaços é liberada de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos finais de semana, a partir das 14h de sábado.

Com a alteração, as ciclofaixas das duas vias passarão a funcionar como as instaladas nas ruas Espírito Santo e Alagoas, onde a proibição de estacionamento vigora em tempo integral. A medida era uma reivindicação dos moradores da região, que se queixavam de não poder utilizar os corredores para ciclistas no período noturno e aos sábados e domingos. A CMTU já concluiu a confecção das 42 placas que irão sinalizar os locais e a implantação deve levar em torno de cinco dias. A depender das condições climáticas, a expectativa é que o trabalho de instalação seja finalizado na próxima quarta-feira (26), data a partir da qual os condutores que desrespeitarem a nova norma já poderão ser multados.

Segundo o artigo 181, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre ciclofaixas ou ciclovias é infração de natureza grave. A penalidade inclui multa no valor de R$ 195,23, perda de cinco pontos na carteira de motorista, além da possibilidade de remoção do automóvel para o pátio do Município.

Histórico

Os corredores para ciclistas nas ruas Paranaguá, Santos, Espírito Santo e Alagoas medem um metro de largura e foram projetados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Implantadas entre 2015 e 2016, as ciclofaixas foram sinalizadas por empresa contratada pelo órgão. A principal característica delas é o funcionamento unidirecional no lado direito da via, acompanhando o fluxo dos veículos e formando um sistema binário. Nesse modelo, o trânsito de ciclistas nas quatro vias ocorre em sentidos opostos, de modo complementar.

À época da instalação, a concepção dos projetos optou por manter o estacionamento noturno e aos finais de semana nas ruas Paranaguá e Santos, enquanto que Espírito Santo e Alagoas não foram contempladas com a possibilidade. Agora, com a proibição da permanência nas duas primeiras vias, todas as ciclofaixas da área central terão funcionamento padronizado. O diretor de Trânsito, major Mário Celso Andrade, explicou que, após consulta ao IPPUL sobre o tema, a entidade se mostrou favorável à solicitação da comunidade. A manifestação, no entanto, destacou que as quatro vias que formam o binário deveriam ser tratadas de forma igualitária, daí a padronização que proíbe o estacionamento de veículos nas 24 horas do dia.

Apesar de a região possuir alta demanda por estacionamento em determinados horários, do ponto de vista da mobilidade e segurança viária, a permissão de parada estava em desacordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que orienta prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados. De acordo com as premissas estabelecidas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), a autorização para estacionamento em espaços como ciclofaixas diminui a segurança viária à medida que impede a passagem de ciclistas, obrigando-os a circular na faixa de rolamento dos veículos.

Com informações, Redação Tem Londrina com Ncom

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