MAIS LIDAS
VER TODOS

paraná

Lobo-guará volta à natureza com atuação de técnicos do IAT

Animal, um macho adulto de 30 quilos e com aproximadamente três anos, passou por uma bateria de exames que atestaram a sanidade

Da Redação

·
Animal foi devolvido à natureza
Icone Camera Foto por IAT
Animal foi devolvido à natureza
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2023, 21:45:55 Editado em 24.08.2023, 21:45:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) do Núcleo Regional de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, devolveram à natureza nesta quinta-feira (24) um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) que foi encontrado por policiais militares dentro do setor administrativo do Batalhão da Polícia Militar na cidade.

continua após publicidade

Acionado, o IAT encaminhou o animal, um macho adulto de 30 quilos e com aproximadamente 3 anos, para uma bateria de exames na clínica veterinária que funciona no campus do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão. A confirmação do bom estado de saúde permitiu a soltura do lobo-guará em uma das florestas da região. A ação contou com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde.

-LEIA MAIS: Suspeito de matar esposa de militar foi flagrado deixando casa; veja

continua após publicidade

“Preciso agradecer imensamente o curso de Veterinária desta faculdade, que atendeu o nosso chamado e cuidou muito bem do animal. Graças a esse atestado de sanidade, ele pôde ser relocado na natureza”, afirmou o chefe do escritório do IAT em Campo Mourão, Fabiano Viudes.

O lobo-guará é uma das espécies que aparece na lista de vulneráveis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, correndo risco de extinção. De acordo com a autarquia, levantamento em 2020 apontou para a existência de apenas 5.642 indivíduos no País. Outra estatística preocupante é que, ainda segundo o ICMBio, cerca de 1,5 mil lobos-guará são atropelados por ano no País.

COMO AJUDAR – Qualquer cidadão pode apoiar o Estado a proteger os animais em situação vitimada, maus-tratos, tráfico ilegal, cativeiro irregular ou atropelamento. As denúncias podem ser feitas ao IAT ou ao Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná. Se preferir, o cidadão pode ligar para o Disque Denúncia 181.

No IAT, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco, ou nos escritórios regionais. É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem realizar o atendimento.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Lobo-guará volta à natureza com atuação de técnicos do IAT"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!