MAIS LIDAS
VER TODOS

RESGATE ANIMAL

Lagarto que 'morava sozinho' após morte de tutores é resgatado no PR

Dois irmãos idosos eram donos do "pet" e morreram no mesmo dia, no ano de 2021, em decorrência da covid-19

Da Redação

·
O animal foi alimentado por vizinhos durante esse período
Icone Camera Foto por Imagem cedida/Pedro Jaremczuk
O animal foi alimentado por vizinhos durante esse período
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2023, 15:52:34 Editado em 21.09.2023, 15:52:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um lagarto que "morava sozinho" após a morte dos tutores foi resgatado de uma casa abandonada que fica dentro da zona urbana de Castro, nos Campos Gerais do Paraná. O réptil era animal de estimação de dois irmãos idosos que faleceram em 2021, no mesmo dia, em decorrência da covid-19. Desde então, o bichinho chamado de "Kiko" está sozinho no imóvel.

continua após publicidade

As informações foram divulgadas pelo investigador da Polícia Civil Pedro Jaremczuk, que é integrante do projeto Paraná Contra Maus-Tratos e responsável pela ação de resgate. Segundo ele, o pet é da espécie Teiú. Conforme o Instituto Butantan, trata-se do maior lagarto brasileiro, cujo comprimento pode chegar a até dois metros.

- LEIA MAIS: PMs resgatam cachorro trancado em carro sob sol forte no Paraná; veja

continua após publicidade

De acordo com o protetor de animais, Kiko possui cerca de sete anos de idade e um metro de comprimento. Ele foi adotado pelos tutores quando ainda era um filhote "com o objetivo de evitar que fosse morto por caçadores e sua ter sua carne consumida".

"Como o lagarto não sobreviveria caso fosse devolvido à natureza, passou a viver no quintal da residência dos irmãos, na Vila Rio Branco, sendo alimentado por eles. [...] Após a perda de seus tutores, Kiko permanecia a maior parte do tempo escondido em uma toca, saindo apenas para tomar sol e coletar alimentos deixados por vizinhos", explica Jaremczuk.

Captura contou com planos elaborados

Pedro relatou que o projeto Paraná Contra Maus-Tratos soube da existência e das condições do lagarto há cerca de seis meses. "Foi então elaborado um plano de captura [construção de armadilha], transporte e destinação do lagarto para um local apropriado, pois como Kiko não possui os instintos da defesa e da caça, não sobreviveria caso fosse devolvido à natureza", ressalta..

continua após publicidade

O protetor de animais ainda lembra que o plano foi finalizado há aproximadamente quatro meses, mas a equipe teve que esperar o período de hibernação do animal. "Não pudemos resgatar antes porque o lagarto hibernou no inverno, ficando aproximadamente 3 meses na toca... Saiu da hibernação recentemente, com o retorno do calor, há 15 dias", aponta.

E o que houve com Kiko?

Kiko foi levado à organização não-governamental (ONG) Centro de Triagem de Animais Silvestres de Ponta Grossa (CETA), nos Campos Gerais. No local, ele passará por exames veterinários. Em seguida, o lagarto será encaminhado a um terrário em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, onde poderá conviver com outros animais da mesma espécie.

Toda a operação conta com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT). As informações são do g1 Paraná.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Lagarto que 'morava sozinho' após morte de tutores é resgatado no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!