Cerca de 190 jovens, entre 15 e 35 anos, começaram uma peregrinação de 80 quilômetros em Londrina, no norte do Paraná. Chamada de "Cruzada do Homem Novo", a caminhada iniciou na manhã desta quinta-feira (28), quatro dias antes da celebração da Páscoa.
De acordo com a organização, a caminhada representa uma das formas de viver a Semana Santa dos católicos. "Entregamos esse sacrifício no intuito de compartilhar pelo menos um pouquinho da dor e do sofrimento que Jesus sofreu na cruz para pagar os nossos pecados. No percurso, aproveitamos para rezar e refletir sobre nossas vidas", conta Alexandre Hideki Lico Amano, líder do evento neste ano.
- LEIA MAIS: Católicos celebram a Semana Santa em Apucarana; saiba mais
Os jovens passarão por diversas cidades do Estado. Neste sábado (30), o trajeto inclui os municípios de Ibiporã, Jataizinho, Uraí e termina em Cornélio Procópio. "Caminhamos na parte da manhã na quinta, sexta e sábado. À tarde aproveitamos para descansar e cultivar o vínculo entre nós. À noite temos momentos de espiritualidade e a missa", explica Amano.
A caminhada inclui novos participantes e pessoas que já vivenciaram a experiência em outras edições. Conforme Carlos Eduardo Pavão Ponciano, responsável pela comunicação do evento, há jovens de municípios como Londrina, Ibiporã, Maringá, Guarapuava, Arapongas e São Sebastião da Amoreira.
Entre os novatos está Pedro de Sá, de 17 anos. O adolescente conta que queria participar da peregrinação desde 2022. "Minha expectativa é de ser uma experiência realizadora, uma vivência um pouco mais física mas com espiritual bem intenso", descreve. Já o jovem Augusto Bianconi da Silva, de 18 anos, esteve na caminhada em 2023. Ele afirma que, apesar do cansaço, está com a expectativa alta. "Quero que seja tão boa quanto a do ano passado, até melhor, e que traga muitos frutos para a juventude do Paraná”.
A "Cruzada do Homem Novo" é organizada pelo movimento Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) e, neste ano, está em sua 25ª edição. As informações são da RicMais.
Deixe seu comentário sobre: "Jovens fazem peregrinação de 80 quilômetros no norte do Paraná"