Um jovem de 23 anos foi preso após ser abordado por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Irati, região central do Paraná. A prisão ocorreu na tarde do último sábado (29) após ele ser flagrado transportando 4500 litros de vinho importados ilegalmente.
Conforme a PRF, a carga foi descoberta oculta em meio a sacos de cebolas após os policiais aprofundarem fiscalização por observar, nos registros do cronotacógrafo, que o condutor não estava respeitando o tempo máximo de direção contínua. Ainda, foram encontrados 184 comprimidos de anfetamina na cabine do veículo.
O condutor do caminhão informou que pegou a mercadoria em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, e a entregaria em São Paulo. As garrafas de vinho, de alto valor no mercado brasileiro, e as cebolas são de origem argentina.
- LEIA MAIS: Motorista bêbado provoca acidente em Faxinal; cinco ficam feridos
Apesar de parecer uma conduta de baixo risco, o contrabando de vinho oferece grande prejuízo diretamente aos comerciantes brasileiros, pela concorrência desleal, que realizam a importação legal dos produtos e indiretamente a toda a sociedade, que deixa de usufruir dos tributos devidos. Ainda, existe alto risco de consumo de produtos sem condições sanitárias, devido aos métodos precários de transporte, em que o vinho fica submetido a condições inadequadas de armazenamento.
Cargas de vinho, como esta apreendida, facilmente ultrapassam um milhão de reais no mercado brasileiro, o que demonstra o alto investimento criminoso na atividade.
O homem e as mercadorias foram encaminhados para a Polícia Federal de Ponta Grossa/PR, pelos crimes de contrabando, descaminho e porte de drogas para consumo.
Veja:
Deixe seu comentário sobre: "Jovem é preso por transportar 4500 litros de vinho ilegal no Paraná"