MAIS LIDAS
VER TODOS

Ciência

Ipec vai integrar consórcio internacional de pesquisa genômica

O Instituto para a Pesquisa do Câncer (Ipec), localizado em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, e a Rede Paranaense de Pesquisa Genômica, passarão a integrar o Human Cell Atlas (HCA) – consórcio que reúne pesquisadores de vários países de todos os

Da Redação

·
Ipec vai integrar consórcio internacional de pesquisa genômica
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.09.2020, 17:47:45 Editado em 24.09.2020, 17:49:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto para a Pesquisa do Câncer (Ipec), localizado em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, e a Rede Paranaense de Pesquisa Genômica, passarão a integrar o Human Cell Atlas (HCA) – consórcio que reúne pesquisadores de vários países de todos os continentes para ajudar a elaborar um mapa com cada uma das trilhões de células do corpo humano e suas características. O anúncio será oficializado nesta sexta-feira (25), durante o Human Cell Atlas Latin America Virtual Workshop (Workshop HCA América Latina), evento internacional de lançamento do HCA na América Latina.

continua após publicidade

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, disse que essa iniciativa confirma a relevância estratégica do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia no fomento à pesquisa e inovação tecnológica. “O intuito é articular os ativos tecnológicos disponíveis, conectando atores públicos e privados, para a solução de problemas locais e regionais, e dessa forma fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço do bem-estar da população”, afirma.

Inaugurado em julho deste ano, o Ipec tem como missão desenvolver pesquisa básica e aplicada, voltada ao diagnóstico, prognóstico e tratamento do câncer e de doenças de base genética, além de promover a formação especializada em Medicina de precisão.

continua após publicidade

A instituição desempenhou papel importante na criação da Rede Paranaense de Pesquisa Genômica, que abrange cerca de 150 pesquisadores de diferentes instituições, inclusive as sete universidades estaduais do Paraná.

Segundo o professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), David Livingstone, as informações produzidas pelo HCA servirão como base para compreender os aspectos biológicos da saúde humana em nível celular, auxiliando em diagnósticos mais precisos, assim como em tratamentos mais adequados para as doenças. “O principal beneficiado será a população, que precisa cada vez mais de assistência de excelência na área da saúde", destaca o docente, que também preside o Ipec e coordena a Rede Paranaense de Pesquisa Genômica.

Durante o Workshop HCA América Latina, o Ipec será anunciado como organizador da segunda plataforma tecnológica de análise genômica de células únicas no Brasil com potencial para coordenar parte das atividades científicas do HCA na América Latina. A primeira estrutura dessa natureza é o Centro de Pesquisa e Inovação Inova da Universidade de São Paulo (Inova USP).

continua após publicidade

HCA – Atlas de Células Humanas criado em 2016, em Londres, na Inglaterra, por uma comunidade colaborativa de cientistas de vários países. A organização tem como objetivo desenvolver uma coleção de mapas de referência abrangentes de todas as células humanas, como base para entender a saúde humana e diagnosticar, monitorar e tratar doenças.

O HCA desenvolve métodos experimentais e computacionais padronizados, que vão permitir comparar diversos tipos de células e tecidos humanos, garantindo que o recurso resultante seja verdadeiramente global. A expectativa é que o HCA impacte todos os aspectos da Biologia e da Medicina, auxiliando os cientistas a entender como as variantes genéticas influenciam o risco de doenças, além de definir toxicidades de drogas, descobrir melhor terapias e medicina regenerativa avançada.

A organização reúne especialistas em Biologia, Medicina, Genômica e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), incluindo profissionais de Engenharia, Análise de Dados e Software.

continua após publicidade

SERVIÇO

Evento: Human Cell Atlas Latin America Virtual Workshop (Workshop HCA América Latina)

continua após publicidade

Data: 24 e 25, das 9 horas às 16 horas

Inscrições: https://forms.gle/BhqxsRp8eXHsq36L8

Plataforma de transmissão: https://mit.zoom.us/j/92722126835

Mais informações: https://www.humancellatlas.org/hcameetings/

De acordo com a organização do evento, não há mais vagas para o 2º dia de programação. Interessados podem assistir a gravação no canal do HCA no YouTube, no seguinte endereço: https://www.youtube.com/channel/UCK7wBjw53JdpLYBCvzHosWA.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Ipec vai integrar consórcio internacional de pesquisa genômica"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!