MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Investigação ampliada da variante Delta começa no Paraná

O Paraná tem 7 casos confirmados da variante, mas não existe transmissão comunitária.

Da Redação

·
Investigação ampliada da variante Delta começa no Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.07.2021, 18:21:11 Editado em 09.07.2021, 18:21:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um trabalho de investigação ampliada de casos da variante Delta foi iniciado nesta sexta-feira (09) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). A apuração conta com a participação de uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), do Ministério da Saúde.

continua após publicidade

Uma primeira reunião com técnicos do nível central da Sesa foi realizada para o início do inquérito investigativo que pretende estender a pesquisa epidemiológica sobre a presença da variante Delta no Estado.

O encontro teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, de representantes da Secretaria Nacional de Vigilância, do MS, equipes da Vigilância Epidemiológica da Sesa, das regionais de Saúde de Apucarana, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão e dos municípios que apresentam casos confirmados da variante.

continua após publicidade

Até o momento o Paraná tem 7 casos confirmados da variante, mas não existe transmissão comunitária.

“Agradecemos a presença e o apoio do Ministério da Saúde neste importante trabalho investigativo e para isso contamos com a participação também dos municípios; ressaltamos que é um epidemiológico para detectar o nível de circulação do vírus no Estado”, destacou o secretário Beto Preto.

“A partir do nosso contato inicial com o EpiSUS, na noite de ontem, a resposta foi praticamente imediata e, em menos de 24h a equipe do Ministério da Saúde já está aqui pronta para nos apoiar no inquérito”, complementou.

continua após publicidade

O MS explicou que a investigação inicial será de análise de informações e dados, além de entrevistas e visitas a locais estratégicos por onde os contatos tenham circulado.

Dos 7 casos confirmados da variante delta no Paraná, 4 foram em Apucarana, um em Francisco Beltrão, um em Mandaguari e um em Rolândia.

Até o momento o Paraná tem 651 amostras sequenciadas, sendo 398 para a variante P.1 (Gama,brasileira); 1 caso para a variante P.1.1; 4 casos de P.1.2; 10 resultados confirmados para a variante Alpha( Reino Unido), e os 7 casos da variante Delta. Os demais estão em investigação.

Além disso, o Laboratório Central do Estado (Lacen) envia quinzenalmente amostras para investigação e monitoramento das cepas circulantes no Paraná. A seleção é feita de forma aleatória e cumpre critérios técnicos e epidemiológicos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Investigação ampliada da variante Delta começa no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!